segunda-feira, 31 de maio de 2010

Fim de semana teve “São Bento Sempre Limpa”

31/05/2010

Fim de semana teve “São Bento Sempre Limpa”


No último sábado, dia 29, aconteceu a segunda etapa do programa São Bento Sempre Limpa – 2010. Na ocasião foram recolhidos materiais recicláveis dos bairros Centro e Progresso. O programa desenvolvido pela Prefeitura de São Bento do Sul arrecadou aproximadamente quatro toneladas nesta fase. Na primeira etapa foram cinco mil quilos de material recolhido, dos bairros Rio Vermelho Povoado, Estação, Rio Natal e Ano Bom, sendo assim o programa já retirou nove toneladas de lixo reciclável do município somente neste ano.

Em 2009 foram quinze bairros visitados, que somaram 30,5 toneladas arrecadadas. “Para este ano organizaremos nove etapas do programa e possivelmente vamos ultrapassar esta quantia alcançada em 2009”, registra Aluísio Moreira, diretor da Defesa Civil e coordenador do programa. Neste sábado foram recolhidos diversos materiais, como plástico, papelão, restos de madeira, isopor, ferro, entre outros.

O vice-prefeito Flávio Schuhmacher, acompanhou os trabalhos feitos neste sábado. “O programa é bem aceito por toda a comunidade, e a iniciativa da Prefeitura de conscientizar a população sobre os riscos de se estocar esses materiais em casa, além da agressão a natureza, é muito importante. O recolhimento visa a preservação do meio ambiente e a saúde da população, pois esses materiais jogados nos quintais, também são criadouros de mosquitos”, afirma Flávio.

Para por em prática cada etapa do São Bento Sempre Limpa, são disponibilizados caminhões da Secretaria de Obras e Samae. Esses percorrem as ruas dos bairros que participam, e recolhem os materiais deixados pelos moradores em frente às residências. Junto de cada veículo, uma equipe da Cooperativa de Catadores acompanha o motorista, e apanha os recicláveis. Toda a ação envolve a Defesa Civil, com o apoio do Departamento de Meio Ambiente, Secretaria de Obras e Samae. Nesta etapa a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) patrocinou a alimentação dos voluntários do programa.

A próxima etapa do São Bento Sempre Limpa acontece no mês de junho, e atenderá os bairros, Centenário, Vila São Paulo, Brasília e Bela Aliança. A data ainda não foi definida.


Aprendeu com os pais

A jovem de 22 anos, Karina Alice Kindler, é moradora do bairro Progresso e acordou cedo para separar os materiais para a reciclagem. Junto do marido, Antonio Carlos Budal e seus filhos, Felipe Luan (1 ano e meio) e Bianca Lais (2 meses), Karina recolheu algumas garrafas, móveis e caixas que estavam sem uso. “Acredito que esse programa ajuda muito na limpeza do município. Sem contar o benefício que traz para o meio ambiente”, conscientiza a moradora.

Ela contou que já entregou, em outras oportunidades, materiais para a campanha. “Aprendi com meus pais, eles sempre juntavam o que não tinha mais utilidade em casa”, relata Karina. Além de tudo os materiais recolhidos nas residências, se revertem em renda para os trabalhadores da Cooperativa de Catadores de São Bento do Sul.



Prefeitura de São Bento do Sul – Luciane Nagorski