quinta-feira, 6 de maio de 2010

Prefeitura fará recuperação de área de preservação permanente

6/05/2010

Prefeitura fará recuperação de área de preservação permanente



Após visitar dezenas de proprietários de terrenos localizados nas margens do rio Vermelho, a Prefeitura de São Bento do Sul, através do departamento de Meio Ambiente, deve iniciar nos próximos dias as atividades referentes a recuperação de área degradada. Na visita foram repassadas informações sobre a importância da preservação da Área de Preservação Permanente (APP), como surgiu o projeto e a forma de aplicação do mesmo. Toda a comunidade de São Bento será beneficiada, pois o programa atuará diretamente no principal rio que abastece o município.

O local de atuação, num primeiro momento, vai acompanhar os 30 metros de cada lado do rio, e restaurar a área equivalente a 84 hectares ou 840. 000m², que compreende cerca de 14 Km de extensão considerando como início a barragem de captação de água até a divisa do município de Campo Alegre. Essas áreas atualmente são ocupadas pela agricultura, criação de animais ou lazer.

Também serão implantadas cercas para garantir o isolamento da área pela ação antrópica ou de animais domésticos. Esta ação visa garantir a restauração do local, favorecer a regeneração natural, a nucleação e a conservação das mudas. A ação de restauração também é precursora de conceitos voltados ao Pagamento de Serviços Ambientais (PSA's). Este programa está sendo elaborado com base na bacia que contribui com o rio Vermelho para captação de água de abastecimento público. O projeto será formulado pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto e departamento de Meio Ambiente.



Mata Ciliar

Parte da floresta que protege nascentes, rios, lagos. Também é conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária. Considerada pelo Código Florestal Federal como "Área de Preservação Permanente".

Motivos para manter a Mata Ciliar

Escassez da água
A mata ciliar tem função parecida de uma esponja e sem a vegetação de entorno a bacia não retêm a água da chuva, escoando rapidamente após a chuva.

Assoreamento
Sem a proteção da mata ciliar ocorre deposição e acúmulo de sedimentos, tais como restos de rochas e detritos, sejam eles matéria orgânica ou matéria inorgânica, no fundo de rios e lagos, reduzindo progressivamente o volume de água. O assoreamento também causado pelo processo de erosão, que desagrega solo e rochas.

Eutrofização
Sem a proteção da Mata Ciliar, o excedente de fertilizantes utilizados principalmente pela agricultura como compostos nitrogenados e fosforados, ou ainda resíduos domésticos ou industriais, lixiviam para a água favorecem uma superpopulação de microorganismos decompositores, que consomem rapidamente o oxigênio dissolvida na água. Aumentando organismos que produzem substâncias tóxicas. Ocorrer crescimento exagerado de algas, dificultando a penetração da luz, mas também aumentam as algas azuis, invisíveis mas altamente tóxicas, causadoras de câncer.

Pragas na lavoura
Com a preservação da mata as pragas de lavoura e seus inimigos naturais ficam na vegetação nativa.

Corredores naturais
Sem a Mata Ciliar muitas espécies animais e vegetais ficam em áreas fragmentadas, prejudicando a manutenção da vida pela dispersão das espécies e variabilidade genética.



Prefeitura de São Bento do Sul – Luciane Nagorski
47 3631-6114 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br