sexta-feira, 7 de maio de 2010

Ecoatitude avança envolvendo colaboradores e comunidade

07/05/2010

Ecoatitude avança envolvendo colaboradores e comunidade


No saguão da Prefeitura de São Bento do Sul, existem algumas lixeiras com cores atendendo a norma NBR 13230da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, que padroniza os símbolos que identificam os diversos tipos material reciclável. O objetivo é facilitar a etapa de triagem dos resíduos plásticos que serão encaminhados à reciclagem. O propósito é apresentar para a comunidade a importância de reciclar. Uma ação simples e com resultados positivos na preservação dos recursos naturais.

Conforme o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, Marcelo Hübel, o material possível de ser reciclado é encaminhado para a cooperativa de catadores de material reciclável. “Esta é mais uma ação que demonstra a responsabilidade social. O resíduo que poderia estar indo para o aterro é destinado para gerar renda para várias famílias”, conta.

A aquisição das lixeiras faz parte do programa interno da Prefeitura denominado de “Ecoatitude”, que prevê nos próximos dias a disposição de adesivos para serem colocados em interruptores de energia e torneiras, com mensagens incentivadoras para não desperdiçar, mas incentivar o uso correto da energia e da água. Todos os meses os funcionários recebem nos e-mail mensagens de conscientização, atualmente o tema é lâmpadas fluorescentes programadas em 6 etapas. Já foram apresentados outros temas como resíduos; água, pilhas e pneus.


Destinação correta

Segundo Hübel, a destinação correta de resíduos é uma prática comum em diferentes empresas, mas o setor público também deve ser parte integrante das proposições de redução do impacto ao meio ambiente e da preservação dos recursos naturais. “O setor público deve adotar ações de responsabilidade social, econômica e ambiental. Contudo o programa contempla que a Prefeitura de São Bento do Sul deve motivar e disseminar entre os colaboradores do órgão público, a conscientização das práticas ecoeficientes, na adoção de bons princípios e valores, evitando o desperdício e o consumo exagerado, buscando a melhoria contínua na preservação do meio”.

O projeto do Ecoatitude traz as premissas de desenvolvimento sustentável e são trabalhadas em todos os setores e classes sociais. “Não é possível crescer economicamente ou socialmente sem considerar as devidas atenções de mitigação e minimização dos impactos causados pelas atividades produtivas ou até mesmo das ações antrópicas inerentes do cotidiano. As forças de interferência no meio ambiente ocorrem em todas as formas de manifestação, sendo na vida pessoal nas residências, no convívio social, pelos órgão públicos e pelo crescimento da economia das indústrias e comércio”, diz. Para o diretor, não existe desenvolvimento sem impacto ambiental, mas estes devem ser analisados periodicamente visando a melhoria contínua no sentido de implementação ações para reduzir o impacto e ainda gerar benefícios ambientais.



Prefeitura de São Bento do Sul – Fabiano Kutach - DRT/SC 02844 - JP
47 3631-6158 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br