segunda-feira, 17 de maio de 2010

Meio Ambiente faz palestra sobre a “Valorização da Mata Nativa”

17/05/2010

Meio Ambiente faz palestra sobre a “Valorização da Mata Nativa”


Na última quinta-feira, dia 13, o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de São Bento do Sul, Marcelo Hübel, realizou palestra na Escola Henrique Schwarz, localizada no bairro Schramm. O encontro faz parte do Programa de Educação Ambiental Econsciência e marca o Dia Mundial da Biodiversidade, que será comemorado no dia 22.

Com o tema “A Valorização da Mata Nativa”, a palestra instigou a curiosidade das crianças nas características da formação florestal, seus estágios de sucessão e espécies referentes. “Parte da palestra demonstra os impactos gerados pelo crescimento da população, do consumismo e das indústrias, mas também demonstra a relação de redução dos impactos e o valor que as empresas apresentam em relação a responsabilidade social e ambiental”, explicou Marcelo.

Foram apresentadas imagens das árvores associadas a fauna existente na floresta, desde as mais generalistas até as que exigem melhor conservação da flora para se manterem. Também foram mencionadas as principais classes de animais e quantas espécies existem no Brasil e Santa Catarina. Além de referenciar as endêmicas, ou seja, eventos que ocorrem especificamente em um ambiente, com determinada espécie.

Os alunos participaram de dinâmicas e em alguns momentos da palestra foram utilizados apitos com som de aves, como do urú, inhambu e tucano. Para destacar a importância da mata ciliar na manutenção do rio, foi apresentada a dinâmica com duas caixas de madeira, uma com terra e outra com gramado, que simbolizam a mata ciliar. Após jogar água na caixa, esta escorreu até um copo transparente, e demonstrou o que ocorre com a chuva em mata ciliar e sem mata ciliar.

A palestra terminou com a apresentação dos animais ameaçados de extinção, e com a descrição mais detalhada das espécies do Planalto Norte Catarinense, como o papagaio-de-peito-roxo, o puma e o gato-do-mato. Na última dinâmica os estudantes observaram uma caixa de madeira fechada, e orientados para imaginar qual é a próxima espécie que pode entrar em extinção, se a degradação ambiental continuar. Uma fresta é aberta e no fundo da caixa se depararam com um espelho. “É um momento de descontração mas de seriedade e reflexão”, relatou o diretor.



Prefeitura de São Bento do Sul – Luciane Nagorski
47 3631-6114 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br