segunda-feira, 10 de maio de 2010

Prefeitura recupera árvores da Conrado Liebl

10/05/2010

Prefeitura recupera árvores da Conrado Liebl


Nesta semana, o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de São Bento do Sul, está fazendo a manutenção das árvores plantadas na Corado Liebl, bairro Serra Alta. Nesta quarta restauração foram replantadas sete árvores Tipuana tipu, além de recuperar a proteção feitas de madeira.

As árvores plantadas no ano passado, com a adubação adequada, proporcionaram a formação do sistema radicular, e na próxima primavera ocorre o crescimento da árvore em maior velocidade. “Em oito anos as árvores devem estar com cerca de oito metros de altura, e com uma copa que se estenderá em toda a rua, proporcionando sombra no verão e entrada de sol no inverno, condição adequada para a prática de exercícios, caminhadas, como diariamente é observado”, explica o diretor de Meio Ambiente, Marcelo Hübel.




As proteções das árvores são apropriadas devido as roçados na via e pela circulação de pedestres e ciclistas. As árvores plantadas ainda proporcionam a beleza ornamental pela floração amarela. “A maior parte da área de plantio, não envolve a rede elétrica, favorecendo um crescimento da copa sem necessidade de podas”, diz Hübel. Contudo, esta espécie é facilmente manejada na formação da copada em forma de taça, sem prejudicar seu crescimento.

Marcelo explica que outras ruas do município são visadas para o plantio, sendo previsto a inclusão de espécies nativas, intercaladas com exóticas não invasoras, e que não apresentam características indesejáveis para a área urbana, como folhas, frutos e sementes grandes, ou crescimento de raízes superficiais que podem danificar calçadas e ruas. “Embora esta última observação é decorrente da escolha certa da espécie e análise do solo. Solo raso, ou pouco fértil, tende a ter o crescimento superficial das raízes”.




Prefeitura de São Bento do Sul – Fabiano Kutach - DRT/SC 02844 - JP
47 3631-6158 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br