segunda-feira, 13 de abril de 2009

Arecicla é referência do desenvolvimento sustentável

13/04/2009

Arecicla é referência do desenvolvimento sustentável


A questão ambiental é assunto frequente nos dias atuais, em virtude de problemas como o aquecimento global e crescente escassez de recursos naturais. Em São Bento do Sul, um exemplo na preservação ambiental, somada ao uso sustentável do meio em que vive, é a comunidade de Rio Natal. Lá, os moradores se reuniram numa associação que promove diversas ações voltadas ao meio ambiente. Uma destas ações é a coleta de materiais recicláveis, que após vendidos, resultam donativos para a própria comunidade.
No sábado, a Arecicla reuniu a comunidade de Rio Natal, além de integrantes da Prefeitura, quando foi feito o sorteio de uma cesta de páscoa entre os associados, além da distribuição de chocolates às crianças. Os recursos para compra dos materiais foram obtidos através da coleta de quatro toneladas de materiais recicláveis. “Usamos os recursos para fazer ações sociais na própria comunidade”, comenta a presidente Anair Cieslisky.
Além da coleta de material reciclável, a associação utiliza de forma sustentável o meio ambiente, produzindo artesanato e compotas, além de camisetas e outros motivos que incrementam o turismo ecológico na região do Rio Natal.
Durante o encontro, a técnica ambiental Simone Carolina Piontkewice, primeira secretaria da Arecicla, enfatizou a preocupação ambiental e o envolvimento crescente da comunidade em relação ao tema, com ações voltadas para a preservação do meio ambiente e da qualidade de vida. As associações ainda dispõem de grandes parceiros como o Consórcio Ambiental Quiriri; Parque Natural das Aves; CEPA Rugendas; Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Epagri, que incentivam, orientam e capacitam a comunidade. A resposta deste “investimento inicial” é demonstrado na motivação do grupo, e no reconhecimento de referência para o Município e região, pelas ações que vem desenvolvendo nos últimos quatro anos.
A ideia da Prefeitura de São Bento do Sul, através de seu prefeito Magno Bollmann, é levar esta experiência a outras associações do município, no mesmo intuito da Arecicla. A Prefeitura deve agir como um facilitador deste processo, orientando as Associações e ser um interlocutor entre as partes interessadas. “Uma comunidade organizada é promissora em suas ações”, diz Bollmann.
No sábado, participaram ainda do encontro com a comunidade de Rio Natal, Vilson Nery e Valdeci Ropelato, da secretaria de Desenvolvimento Comunitário, Marcelo Hübel, da Diretoria de Meio Ambiente, e Maria Marlene Wengle, fundadora da Cooperativa de Catadores, além dos líderes comunitários Selio Basílio e Ari Benedito de Paula. O propósito do encontro foi verificar a eficiência da Associação na arrecadação de recursos obtidos da venda de material reciclado.
Prefeitura de São Bento do Sul – Fabiano Kutach - DRT/SC 02844 - JP
47 3631-6132 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br