segunda-feira, 6 de abril de 2009

São Bento Sempre Limpa recolhe seis toneladas de lixo

06/04/2009

São Bento Sempre Limpa recolhe seis toneladas de lixo


Cerca de 50 pessoas aproveitaram o sábado, dia 04, para atuar voluntariamente na coleta de lixo. O resultado após oito horas de intenso trabalho foi o recolhimento de seis toneladas de materiais dos mais diversos que agora terão um destino diferente do que recebiam até então: estavam em fundo de quintais – passíveis de serem carregados para os rios.
O que levou essas quase 50 pessoas a realizarem tal trabalho é um programa que foi reativado pela Prefeitura de São Bento do Sul. Denominado de São Bento Sempre Limpa, o programa foi criado em 2002, idealizado por Egon Baum, com o apoio de Magno Bollmann, que na época atuavam na gestão de Silvio Dreveck.
É um enorme prazer poder retomar esse programa belíssimo, que infelizmente ficou desativado nos últimos anos. Ele virou exemplo nacional e até hoje é referência para várias cidades do país”, diz Magno, atual prefeito são-bentense e que fez questão de reativar o São Bento Sempre Limpa. “É um programa simples, mas que é muito importante para toda a sociedade, principalmente na questão ambiental”, frisou.
O trabalho desta sábado concentrou-se na região do bairro Centenário, recolhendo materiais inservíveis também nos bairros Vila São Paulo, Brasília e Dona Francisca. “Estamos resgatando um programa que ficou esquecido nos últimos anos. Para a Defesa Civil ele é ótimo, pois auxilia na prevenção, evitando que esse material seja lançado nos rios ou na rua”, comentou Aloísio Moreira, chefe da Defesa Civil de São Bento do Sul, e que é um dos órgãos organizadores do programa. Ele conta ainda com o apoio das secretarias de Obras, Planejamento e Urbanismo, Samae, além de ter parceria com a Cooperativa de Catadores Recicláveis, que é quem faz a separação do material recolhido.
Na etapa deste sábado, foram recolhidos pneus velhos, móveis, latas, tambores, papelão, e até mesmo uma máquina de costura ainda utilizável, além de diversos outros materiais. Uma seleção do material recolhido foi feito ainda no terreno que serviu de base para o programa, ao lado do terminal urbano de passageiros do bairro Centenário. O que era reciclável foi colocado de um lado. O inservível em outro. Num terceiro espaço foi colocado materiais que, inservíveis para alguns, terão grande serventia para outros, como é o caso da máquina de costura.
Presente no evento, o deputado estadual Silvio Dreveck lembrou da criação do programa, em sua segunda gestão como prefeito. “Este programa além de trazer um enorme benefício à população, tem um fator ambiental incalculável. Fala-se muito em proteger os rios, mas muitas vezes nós mesmos os matamos quando guardamos coisas velhas no quintal de nossas casas e que numa chuva mais forte podem ser levados para os rios. Por isso esse programa é importante, pois evitará que isso aconteça”, apontou o deputado.
A próxima etapa do São Bento Sempre Limpa acontecerá na região do bairro Cruzeiro, atendendo ainda aos bairros Oxford e Mato Preto.
Prefeitura de São Bento do Sul - Fabiano Kutach (DRT/SC 02844-JP)
47 3631-6132 -
imprensa@saobentodosul.sc.gov.br