quinta-feira, 21 de julho de 2016

VINHO TRÊS FOLHAS engarrafado em Jaraguá do Sul


VINHO TRÊS FOLHAS engarrafado em Jaraguá do Sul




 

 

 

INFORMAÇÕES DO RÓTULO DA GARRAFA

 

VINHO TINTO DE MESA

TRÊS FOLHAS

INDUSTRIA BRASILEIRA 

CONTEUDO 660ML

PRODUTORES

COOPERATIVA VINÍCOLA SÃO VICTOR LTDA

Rua Dr. Pestana, 65 – Caxias do Sul – R.G do Sul – Brasil

Reg.M.A. nº.............álcool até 12º - C.G.C. 88 617 766/0001 60 – Safra 1975

Engarrafado por: LUIZ KIENEEN S.A. Ind e Com. De Bebidas

Av. Marechal Teodoro da Fonseca, 657/697 – Jaraguá do Sul – S. Catarina C.G.C.M.F. nº84 429 844/0001

 




Recentemente recebi de presente a garrafa de vinho, “Três Folhas” safra de 1975, que estava estocada, esquecida no fundo do armário, mas de valor inestimável pois ressurgiu como um marco de história, afinal a garrafa fechada representa mais valor que aberta, deveria ser peça de museu.

O vinho foi elaborado pela “Cooperativa Vinícola São Victor Ltda” localizada em Caxias do Sul – RS, mas curiosamente foi engarrafada em Jaraguá do Sul - SC pela empresa “Luiz Kiennenn SA. Ind. e Com de Bebidas”. Esta indústria de Jaraguá, foi inaugurada em 1966 e além das bebidas alcóolicas também disponibilizava essências e xaropes. O empreendedor entusiasta Sr. Luiz Kienen faleceu aos 81 anos. Já a distribuidora do vinho a da “Cooperativa Vinicola São Victor Ltda”, apresenta origem embrionária do ano de 1929 pelo descendente de italianos Agostinho Zandomeneghi filho de imigrantes Pietro Zandomeneghi e Regina Brisoto, iniciando as atividades na localidade de São Victor da 5ª Légua. O crescimento da Cooperativas ocorreu em partes pelo método de transporte e neste caso apresentava a ferrovia como principal forma de escoamento de produção, dos vinhos que na verdade não produzia, mas distribuía de seus cooperados. O trem partia de Caxias do Sul, passando por várias cidades, entre elas São Bento do Sul, descendo pela serra de Rio Natal, Corupá e finalmente Jaraguá. Mas outras vinícolas também se utilizavam desta forma de transporte. A Cooperativa no final da década de 1990, teve produções em pelo menos duas fazendas concentradas. Pelo ano de 2000 a vinícola está sufocada pelo crescimento urbano e muda de endereço, já no ano de 2012 a vinícola muda de rumo e se funde com a Cooperativa Nova Aliança que já apresentava outros “ramos de cooperativas” e que no total somaram 900 associados.

 

E agora a garrafa de vinho que recebi? Entendo que seja um produto caseiro, desenvolvido na serra gaúcha, que pela força do cooperativismo rendeu lucros para um agricultor de família tradicional e sustentou empresas e construiu uma história, viajou pela estrada de ferro, chegou em Jaraguá, subiu a serra, e foi comprado, provavelmente no “Mercado Kalhofer” lateral do Museu Municipal de SBS, para virar quentão, mas por alguma razão ficou esquecido no fundo do armário. A qualidade deste vinho? Quanto mais velho, menos fiel em suas características, já está abaixo de sua curva de nível, e sendo feito de uvas americanas não deve mais representar o gosta da uva, única qualidade perceptíveis para este produto, e a tampinha de metal, não deve ter conseguido isolar o oxigênio por muito tempo, e o vinho provavelmente virou vinagre. Fechado o vinho tem seu precioso valor histórico e certamente não vou abrir para conferir minhas teorias organolépticas.

 


 

Agostinho Zandomeneghi (esquerda) Giovanni (direita). Em segundo plano da esquerda para direita, Angelina, Giacomina e Antonina. Foto: Julio Calegari, acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami,

Um registro da cooperativa nos anos 1970, Foto: acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação