sexta-feira, 15 de julho de 2016

SÃO BENTO DO SUL - SC nas OLIMPÍADAS com a Česká Republika.


SÃO BENTO DO SUL NAS OLIMPÍADAS PELO MUSEU DE RALSKO POR PETR POLAKOVIČ – REPÚBLICA TCHECA

Por iniciativa de PETR POLAKOVIČ da REPÚBLICA TCHECA São Bento do Sul será visto nas olimpíadas, apresentando o município na vitrine da Banda Treml e do Grupo Folclórico Bömerwald, como uma das referências da origem germânica da Boêmia para o Brasil. Vale lembrar que mais de 70% das primeiras famílias de São Bento, até o 5º ano de imigração, são provenientes  da Boêmia que em 1873 pertencia a Áustria-Hungria, e antes  de 1867 foi por séculos da própria Áustria, que atualmente é a República Tcheca (Česká Republika), Bömerwald é uma região que fazia divisa com a Alemanha local de origem de muitos imigrantes, como da família Treml. Deixo abaixo o texto e imagem do folder para apreciação. Também consta a Universidade UNIVILLE (Joinville/São Bento do Sul).


TEXTO DO FOLDER


O Museu dos Compatriotas Emigrantes no BrasIl situa-se na localidade de Náhlov, município de Ralsko, região de Liberec e foi fundado no ano de 2010 com o objetivo de chamar atenção, estudar e desenvolver o tema, muitas vezes esquecido, sobre a história e a contribuição da emigração a partir da região da atual República Tcheca para o Brasil.
Essa onda emigratória ocorreu – mais intensamente – no século XIX, quando a nossa região não formava ainda um país autônomo, mas sim parte do Império Austríaco. Grande parte dos imigrantes deixaram as regiões de Liberec, Ústí nad Labem e de Šumava, ou seja, as regiões de fronteira com a atual Alemanha, tratando-se assim de alemães tchecos – em sua maioria. Os descendentes destes migrantes são chamados no Brasil de boêmios e mantiveram-se unidos, formando comunidades nas cidades de São Bento do Sul, Joinville, Nova Petrópolis, Venáncio Aires, Porto Alegre, Agudo, Paraíso do Sul, Candelária e Cachoeira do Sul. Existem comunidades de tchecos em São Paulo, Piraju, Jaguari, Guarany das Missões, Ijuí, Rolante, Erechim e em outras cidades. Temos uma base de dados com cerca de 7000 nomes de emigrantes, com informações a respeito do navio em que fizeram a viagem até o Brasil e onde se estabeleceram.
De suma importância para o progresso migratório a partir da Europa Central foi à mudança de D. Leopoldina, a arquiduquesa a partir da Europa Central foi à mudança de D. Leopoldina, a arquiduquesa austríaca, para o Rio de Janeiro no ano de 1817, logo após seu casamento com o príncipe-herdeiro D. Pedro. Participaram dessa viagem também os “nossos” naturalistas: Johann Pohl de Česká Kamenice, Johann Christian Mikan de Teplice, Dominik Sochor (local de nascimento desconhecido), Heinrich Wilhelm Schott de Brno a Rochus Schück de Linhartice, na região de Maravská Třebová.
Dominik Sochor faleceu próximo a Vila Bella (MT) no ano de 1826, Rochus Schüch estabeleceu-se no Brasil e os outros acabaram voltando para a Boêmia, ou melhor, para a Áustria. Antes deles já em 1807, Anton Hubert de Nový Bor tinha aberto uma loja de cristal em Salvador (BA) e comprado extensos terrenos no município de Uma (BA). Um sucesso singular foi alcançado pelos irmãos Franz e Josef Scheiner de Horní Libchava. Franz tornou-se, em 1821, um dos principais fundadores da Sociedade Germânica no Rio de Janeiro, no ano de 1828, foi nomeado para o cargo de cônsul da Áustria. Josef Scheiner era o dono de uma grande fazenda na cidade de Cantagalo, próximo à Nova Friburgo.
No ano de 1815 foi fundada no estado de Minas Gerais a cidade de São João Nepomuceno. Em data não conhecida, mas provavelmente antes de 1831, chega à cidade de Serro (MG) Jan Nepomuk Kubíček, carpinteiro oriundo dos arredores de Třebon e bisavô do presidente Juscelino Kubitschek. No ano de 1867 Eduard Krisch de Rýmařov chega à Joinville (SC) e em pouco tempo torna-se diretor da Colônia Hansa. Em 1893 parte para o Brasil uma expedição de Rovensko pod Troskami e arredores com objetivo de fundar um povoado tcheco. Este objetivo não foi alcançado, porém todos foram bem sucedidos: Jan Srna, junto com seus conterrâneos, fundou no ano de 1895 a Associação Tcheca Slavia que funciona em São Paulo até hoje. Jan Hamáček de Mladá Boleslav, o tio-bisavô do presidente do Parlamento da República Tcheca, se estabelece e funda a colônia tcheca em Sabará (MG). František Vladiír Lorenc, esperantista de Zbyslav, perto de Cáslav, o avô do atual cônsul honorário no estado do Rio Grande do Sus, torna-se estimado professor, tradutor e espiritualista. Temos que mencionar que no período de 1906 a 1908 atuou na região de Santa Catarina o famoso viajante e naturalista Alberto Vojtěch Frič como árbitro do conflito entre indígenas e imigrantes europeus e, no congresso americanista em Viena no ano de 1908, propôs o modelo de reservas indígenas que funciona até hoje. Frič, depois da fundação da Tchecoslováquia, atuou no Brasil como o primeiro diplomata.
As nossas terras aproximam-se através dos amos: em 1908 Eliška Dobrzenská de Chotěboř casou-se em Versailles com Pedro Bragança de Petrópolis, RJ, filho da Princesa Isabel e Gastão de Orleans, Conde d’Eu. No ano de 1942 estabeleceu-se no Brasil, forçadamente, o fenomenal empresário Jan Antonín Bat’a, oriundo de Uherské Hradiště, e construiu quatro cidades nos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo. Foi-lhe de grande ajuda Jindřich Trachta de Žeravice, região Morávia.
É impossível lembrar e mencionar todas aquelas pessoas corajosas, já que eram milhares delas. Uma coisa é certa: no Brasil está crescendo cada vez mais o número de pessoas e famílias que estão descobrindo as suas raízes na República Tcheca. Existem também algumas cidades-irmãs: Jablonec nad Nisau e Nova Petrópolis desde o ano de 2007, Třebon e Diamantina desde 2013 e, por fim, Nepomul e São João Nepomuceno desde 2016. Estes fatos visam favorecer o desenvolvimento das relações culturais e comerciais. O nosso museu quer prestar auxílio a todos os conterrâneos: Queremos ligar as famílias aqui e ali. É prazeroso e, ao mesmo tempo, produtivo deparar-se sempre com novas conexões e vínculos entre os nossos países. 

Petr Polakovic, diretor do Museu, maio de 2016, Ralsko


SITE DO MUSEU NA REPÚBLICA TCHECA REFERÊNCIA DOS  7000 BOÊMIOS QUE VIERAM PARA O BRASIL

FOLDER OLIMPÍADAS 2016 - REPÚBLICA TCHECA - Museu dos Compatriotas Emigrantes Do Brasil da localidade de Náhlov, município de Ralsko