segunda-feira, 17 de junho de 2019

Primeiras aves são soltas após período de chuvas

Primeiras aves são soltas após período de chuvas

Desde a última sexta-feira (31), quando a Polícia Militar Ambiental, juntamente com a Associação R3 Animal, responsável pelo CETAS - Centro de Triagem de Animais Silvestres localizado no Parque Florestal Rio Vermelho, em Florianópolis, estiveram em São Bento do Sul entregando para soltura um total de 30 aves, sendo 15 papagaios-de-peito-roxo e 15 maitacas-verdes, todas permaneceram em cativeiro até que as condições do tempo permitissem a soltura do primeiro grupo, que foi justamente das maitacas-verdes.
Marcelo Hübel - soltura de aves - Foto Joberth Krause – MTB 4280SC

A soltura ocorreu então na manhã desta terça-feira quando o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Alisson Hastreiter juntamente com o diretor de Meio Ambiente Marcelo Hubel foram até a propriedade de José Honório Muehlmann, Noti, para libertar as maitacas-verdes.
Quanto aos papagaios, estes permanecerão no viveiro especialmente construído para a fase de climatização, que deverá durar 30 dias, quando a equipe da Polícia Ambiental e R3 Animal retornarão a São Bento do Sul para anilhar e aplicar o chip nas aves que serão soltas na sequência.
Conforme Marcelo, a soltura das maitacas foi excelente. “O clima está agradável, temos sol, e elas voaram para as árvores próximas. Quanto a alimentação, como já estavam comendo frutas da região, se adaptarão com facilidade”, explicou. Marcelo ainda realizará monitoramentos e relatórios com 30, 60, 90 e 150 dias após a soltura ocorrida.

Joberth Krause – MTB 4280SC
Assessoria de Imprensa