segunda-feira, 17 de junho de 2019

Semana do Meio Ambiente conta com diversas atrações

Semana do Meio Ambiente conta com diversas atrações


Diversas atrações para o público em geral foram preparadas para esta Semana do Meio Ambiente, de 3 a 8 de junho.
Segundo o biólogo e diretor de Meio Ambiente da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente Marcelo Hubel, toda a equipe se empenhou em organizar a programação para esta semana com o objetivo de proporcionar algo diferenciado para a população em geral.

Exposições
O Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann conta com duas exposições para o público: A Indicação Geográfica da Banana e Histórico da ASBANCO - Associação dos Bananicultores de Corupá; e Meio Ambiente e Arte - ARNAP - Associação Rio Negrinho de Artistas Plásticos.
As exposições contam com fotos, telas, informações, e degustação da banana mais doce do Brasil, e todo o material estará exposto até o final do mês no museu.
E durante este período o Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper recebe os painéis do Museu natural Entomológico Ornith Bollmann.
São painéis com rico conteúdo acerca da história de parte do acervo do museu e do Consórcio Intermunicipal Quiriri.
Para quem desejar visitar, o acervo está exposto no hall do Centro Administrativo.

Workshop do Produtor Rural
Já o público produtor rural terá a oportunidade de participar de um Workshop do Produtor Rural, que pela primeira vez integrará a programação da Semana do Meio Ambiente com evento realizado dentro da área da APA do município.
O workshop apresenta uma diferenciação de trabalho tendo uma presença maior na Unidade de Conservação – APA Rio Vermelho Humboldt, tendo uma valoração da Indicação Geográfica - IG da Banana, do potencial turístico, da produção orgânica, do turismo ecológico, do uso dos recursos naturais para elaboração de remédios, e ao favorecimento de desempenho local.
O workshop será realizado neste sábado, no Parque Natural das Aves em Rio Natal, e iniciará às 8 horas da manhã com a seguinte programação:
8:00 às 8:30h - Abertura URVE
8:30 às 9:30h - Palestra: Ecoturismo - palestrante Luiza da Silva
9:30 às 10:00 - Coffe break
10:00 às 11:30h - Palestra: IG da Banana e o Cultivo da Banana Orgânica - palestrante Eliane Müller
11:30 às 13h - Almoço
13:00 às 15:00h - Exposições: Farmácia Viva, CIQ, ASBANCO Associação dos Bananicultores de Corupá, Dep. Meio Ambiente, Steelmast e URVE - Usina Rio Vermelho de Energia, Cooper Rio Novo - Cooperativa da Agricultura Familiar Rio Novo, COSABES - Circulo Orquidófilo de São Bento de Sul e SAMAE.
13:00 às 14:30h - Palestra Epagri - Agricultura Orgânica - Palestrante Rogério Pietzarka
14:30 às 15:30h - Palestra: Práticas Ecoformativas para Desenvolvimento Local - Palestrante: Simone Carolina Piontkwicz
15:30 - Encerramento
A Semana do Meio Ambiente 2019 está sendo organizado pela Prefeitura de São Bento do Sul, em parceria com ARECICLA - Associação de Reciclagem de Rio Natal; SAMAE; URVE; SteelMast; Cooper Rio Novo - Cooperativa da Agricultura Familiar Rio Novo; Parque Natural das Aves; EPAGRI; CIQ; ASBANCO e COSABES - Circulo Orquidófilo de São Bento de Sul.
Maiores informações ou inscrições acerca do Workshop poderão ser obtidas diretamente com Tatiane ou Patrícia através do telefone 3307-3524.
  
Mudas de árvores
Nesta quarta-feira a equipe do Departamento de Meio Ambiente estará no Calçadão Central em frete ao Centro Cultural distribuindo um total de 1.000 mudas nativas de araçá, jabuticaba, pitanga, uvaia, ingá-macaco, aroeira vermelha.
A distribuição iniciará às 9 horas, e de acordo com a organização, estima-se que em uma hora e meia todas as mudas já tenham sido distribuídas.

Joberth Krause – MTB 4280SC
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de São Bento do Sul