segunda-feira, 30 de março de 2009

União foi a marca da Semana Mundial da Água

30/03/2009

União foi a marca da Semana Mundial da Água


A semana comemorativa ao Dia Mundial da Água teve seu encerramento no último sábado, 28, em um evento pela manhã no Calçadão de São Bento do Sul. Diversas entidades marcaram presença e ao mesmo tempo contribuíram para enfatizar a preservação da água no município e no mundo. A participação foi maciça das Escolas, Representantes do Consórcio Quiriri, Polícia Ambiental, Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae) e a Prefeitura Municipal.
O Coral da Escola Básica Municipal Lúcia Tschoeke abriu o último dia de comemoração ressaltando o consumo consciente da água, com sabedoria. Logo depois, aconteceu a premiação 40 Concurso de Redação. Ao ser lida as primeiras palavras da redação vencedora, a aluna da Escola Básica Orestes Guimarães, Jayne Dranka, já mostrou emoção e brilho nos olhos, pois sabia que havia ganho o concurso. 
Ainda emocionada, Jayne enfatizou que fez diversas pesquisas sobre o assunto. “Não acredito que ganhei. A minha redação foi mostrando a importância na conscientização e preservação. Não é preciso desperdiçar água, temos que cuidar deste recurso precioso, e a região de São Bento é muita rica em relação ao meio ambiente”, explicou. Os pais orgulhosos Ivanilde e Antonio Dranka, disseram que a filha sempre gostou destes assuntos relacionados com a natureza.
O prefeito Magno Bollmann ressaltou os recursos hídricos da região, a preocupação com a água e a participação de todas as entidades nesta semana comemorativa. “Além de entidades e voluntários, a união de todos foi muito positiva, e por isso que o evento foi de extrema importância para o município. Ressalto que este evento foi o melhor e mais envolvente dos últimos anos, devido a união de todos”.

Polícia Ambiental
A Polícia Militar Ambiental de Joinville, responsável pelos atendimentos ambientais da região, estava presente no evento com um estande contendo materiais explicativos sobre o meio ambiente, água, poluição e fotos com as ocorrências atendidas.
De acordo com o soldado Josiane de Almeida Raulino, a Polícia realiza palestras em escolas enfatizando a proteção a natureza. “Nós também realizamos blitze na região, e as maiores ocorrências ainda se concentram em furto de palmitos, desmatamentos e caçadores. E esse evento de hoje é de extrema importância para alertar a população e conscientizar as crianças e adolescentes, que são o nosso futuro”.


Projetos
Em 2008, a Escola Básica Prefeito Henrique Schwarz, devido o desejo de participar da Conferência Nacional do Meio Ambiente, destacou o projeto realizado na unidade, a fabricação de sabão para preservar o meio ambiente, não poluindo com óleos graxos os rios. A professora e coordenadora Fátima Roesler, quer mostrar a comunidade o projeto e destacar o trabalho social que é feito, pois ela juntamente com os alunos fabricam o sabão a partir do óleo que é coletado em estabelecimentos do município, e por enquanto realizam a doação do material. “A nossa intenção é mostrar como o óleo faz mal a saúde, e pode ser reutilizado. Queremos no futuro realizar a venda do sabão para investir no nosso projeto. O objetivo é a conscientização dos 350 alunos envolvidos, desde o Jardim até a 8a série. Realizamos diversas pesquisas de campo. E muitas pessoas jogam o resto do óleo em rios e nos quintais, sendo que o material pode ser reciclado. Para se ter uma idéia, em outubro, novembro e dezembro de 2007, foi recolhido 300 litros de óleo em um único estabelcimento”, disse.

Em 2010
De acordo com o Diretor-Presidente do Samae, Geraldo Weihmermann, a conclusão da Semana Mundial do Meio Ambiente é totalmente positiva. “Foi maravilhoso. O tempo ajudou, a união das entidades, Polícia Militar Ambiental, voluntários e escolas foi o que fez do evento ser um grande destaque”, explanou.
Geraldo informa que para ano que vem o evento será muito maior. “Como este ano foi o primeiro, e já foi positivo, os próximos anos serão cada vez melhores. O que merece destaque é a conscientização das crianças na preservação dos recursos hídricos da região, que foi o nosso objetivo”, relatou.
Prefeitura de São Bento do Sul - Adêise Tanji – DRT/SC 03133-JP(47) 3631-6154 – imprensa@saobentodosul.sc.gov.br