sexta-feira, 27 de março de 2009

Projeto de Horta Escolar quer estimular preservação

27/03/2009

Projeto de Horta Escolar quer estimular preservação

Na manhã de quinta-feira, dia 26, representantes das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Comunitário, Educação e Departamentos do Meio Ambiente e Agricultura, estiveram reunidos para tratar do projeto da Horta Escolar - “Educação Ambiental para a Preservação da Vida”. O projeto, que é um pedido do Prefeito Magno Bollmann, tem parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) tem como objetivo promover ações de sensibilização e comprometimento de crianças e adolescentes no que se refere ao Meio Ambiente e melhoria da qualidade de vida.
No desenvolvimento do projeto serão tratadas questões de qualidade de água, uso de solo, produto orgânico, saúde, disposição correta de resíduos sólidos, formação de composteiras, tratamento de esgoto, alimentação saudável, importância da mata ciliar, formação de hortas e viveiro de mudas.
A metodologia que será aplicada nas Escolas da Rede Municipal de Ensino quer enfocar a criação de um processo construído na ação e reflexão de atitudes ambientais e sociais. Além de ensinar, outro destaque é atingir a comunidade, para atuar de forma sustentável nos ecossistemas locais.
Problema
O maior problema é a degradação ambiental e social. O modelo de desenvolvimento que desconsiderou a finitude de recursos naturais, trouxe a urbanização acelerada, como conseqüência êxodo rural, agravamento de problemas ambientais, poluição de rios, mares, destruição de florestas e proliferação de pragas, moscas e insetos nocivos à saúde.
Ações
Entre as ações do projeto estão: demonstrar aos alunos técnicas de cultivo orgânico de alimentos, utilizando os espaços disponíveis nas escolas; orientar os alunos na coleta e propagação de mudas de espécies nativas; oportunizar conhecimentos de saneamento ambiental e promover a conscientização da preservação e reciclagem. O cronograma de execução será trabalhado com as escolas nas próximas semanas.
Assessoria de Comunicação - Adêise Tanji - DRT/SC 3133-JP
47 3631-6154 -
imprensa@saobentodosul.sc.gov.br