segunda-feira, 7 de junho de 2010

Prefeitura distribui quatro mil mudas nativas


07/06/2010

Prefeitura distribui quatro mil mudas nativas


No dia 05 de junho foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, e para marcar a data a Prefeitura de São Bento do Sul, através do Departamento de Meio Ambiente promove diversas ações durante toda a semana. O objetivo principal é a conscientização dos cuidados necessários para a preservação da natureza. A abertura da Semana do Meio Ambiente aconteceu no último sábado (05), na Promosul, junto da programação da Festa da Colônia. No local foram expostas fotografias de Zig Koch, com o tema “Floresta de Araucária” e também foram entregues 1.800 mudas de árvores aos participantes.

Nesta segunda-feira, em frente ao prédio do antigo Cine Brasil, profissionais do departamento de Meio Ambiente, repassaram informações para a população e fizeram a entrega de mais algumas mudas. Ao todo serão distribuídas quatro mil mudas nativas, com o objetivo de sensibilizar a comunidade em defesa do Meio Ambiente. As mudas entregues, Ariticum, Araçá Amarelo, Gabiroba, Cereja e Ipê Amarelo, são características da floresta de araucária, a Floresta Ombrófila Mista.

Marcelo Hubel, diretor de Meio Ambiente, acrescenta que as árvores futuramente vão auxiliar na preservação da fauna. “As espécies frutíferas são frequentadas por diferentes mamíferos e aves que encontram nos frutos a complementação de nutrientes necessários, estes também se tornam excelentes dispersores de sementes, onde após alguns metros ou quilômetros deixam as sementes com as fezes”, fundamenta.



Costumeiramente as mudas dos viveiros são originadas de uma ou mais plantas matrizes, formando mudas endogâmicas, ou seja, que são parentes próximos. O plantio próximo destas mudas ocasiona pouca variabilidade genética e consequente possível perda das árvores. Mas a distribuição de mudas no calçadão proporciona que estas mudas sejam espalhadas em todos os bairros da cidade, diminuindo a endogamia.

A maior dúvida da população é em relação as árvores, sobre o seu tamanho. Desta forma, são passadas informações sobre o local adequado de plantio, evitando a proximidade das casas devido o problema de entupimento de calhas, também devem ser evitados o plantio próximo de calçadas, encanamentos ou abaixo da rede elétrica. O beneficiado pela muda além de contribuir com a ornamentação da cidade, ajuda o meio ambiente no fornecimento de frutas para a fauna, além de favorecer o sequestro de carbono.

Programação da Semana do Meio Ambiente

Data: 07/06 a 14/06
Oque: Visitas programadas a Ecotrilha
Os interessados em realizar o passeio devem entrar em contato com o Departamento de Meio Ambiente, através do telefone 3631-6195.
Local: Sede do Grupo Escoteiro Desbravador
Custo: Gratuito

Data: 07/06 a 14/06
Oque: Exposição de fotos Zig Koch “Floresta de Araucária” - ONG SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental)
Local: Shopping Zipperer
Horário: 8h às 21h

Data: 09/06
Oque: SOS Rio Limpo
Local: Saída em frente a Rápido Sunorte – Serra Alta
Horário: A partir das 8h



Prefeitura de São Bento do Sul – Luciane Nagorski
47 3631-6114 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br