quinta-feira, 10 de junho de 2010

Mais uma etapa do “SOS Rio Limpo”

10/06/2010

Mais uma etapa do “SOS Rio Limpo”


Durante a manhã de quarta-feira, dia 09, aconteceu a 5ª etapa do SOS Rio Limpo em São Bento do Sul. A ação desenvolvida no rio Banhados, em Serra Alta, teve início na Vila Schwarz (próximo a concentração de residências) até as proximidades da Francine Móveis. Durante esta etapa, os trabalhos foram acompanhados pelo vice-prefeito Flávio Schuhmacher.

A mobilização foi iniciativa do Departamento de Meio Ambiente e contou com colaboradores da secretaria de Obras, secretaria de Administração, Defesa Civil e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae). A atividade também teve apoio dos Transportes Rápido Sunorte que patrocinou o almoço da equipe. “Serão ainda feitas outras saídas de campo para complementar uma extensão maior de rio percorrido. A última cheia do rio revelou plásticos presos em arbustos e capim na encosta do rio”, comentou Marcelo Hübel, Diretor do Departamento de Meio Ambiente. 
Durante a coleta foram distribuídos aos moradores, panfletos com informações do impacto e dano que o lixo causa no meio ambiente, como enchentes pelo entupimento de material acumulado na entrada de tubulações; contaminação comprometendo a qualidade da água; odores desagradáveis; problemas de saúde por contaminação de agentes parasitários; diminuição ou extinção de organismos que habitam a água.



No total foram recolhidos cerca de seis metros cúbicos de material, totalizando um caminhão completo. Entre os materiais foram encontrados, TV, sacos plásticos, colchão, quatro vasos sanitários, pneus, tela, galhos, cadeiras, bicicleta, lona, pedaços de móveis, latas entre outros. O Programa “SOS Rio Limpo” realizará outras ações durante o ano, em outros rios da cidade. Durante esta ação a equipe também teve a oportunidade de avistar uma lontra que passeava pelo rio.



Prefeitura de São Bento do Sul – Elaine Deise Persuhn
47 3631-6165 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br