quarta-feira, 30 de junho de 2010

"São Bento Sempre Limpa": resultados positivos começam a aparecer

30/06/2010

"São Bento Sempre Limpa": resultados positivos começam a aparecer


O objetivo da Prefeitura de São Bento do Sul, ao implantar o Projeto "São Bento Sempre Limpa" é retirar o material inservível da natureza. “Buscamos a conscientização dos munícipes, para evitar que estes materiais sejam depositados nas margens dos rios, e causem alagamentos, assoreamentos e escorregamentos”, explica o diretor da Defesa Civil Aluísio Moreira.

Em abril de 2009 foi iniciado o projeto pelos bairros; Centenário, Vila São Paulo, Bela Aliança e Brasília de onde foram retiradas seis toneladas. No último sábado, dia 26, novamente o projeto aconteceu nesses bairros e para surpresa de todos os envolvidos, o volume diminuiu para três toneladas e meia de material. “Como estatística estes números nos mostram que estamos alcançando a conscientização da comunidade”, destaca Aluísio.

Cabe salientar o lado social do projeto, pois os materiais recolhidos têm como destino a Cooperativa de Catadores de Material Reciclável de São Bento do Sul. Eles fazem a separação por tipo de material e vendem auferindo um lucro extra, o que incrementa a renda familiar dos cooperados. Segundo Moreira, outro fator importante do projeto é no campo da educação. Palestras são ministradas para os jovens e adolescentes nos colégios públicos e particulares dentro do perímetro de cada etapa.

O Projeto "São Bento Sempre Limpa" conta com a parceria SAMAE, departamento de Meio Ambiente, Secretaria de Obras, Cooperativa de Catadores de material Reciclável, Transresíduos. Nesta etapa a empresa Tuper/SA patrocinou a alimentação dos voluntários envolvidos. A próxima etapa será nos bairros; Mato Preto, Dona Francisca, Oxford e Cruzeiro e acontece no dia 24 de julho.



Prefeitura de São Bento do Sul – Luciane Nagorski
47 3631-6114 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br