Alunos do Rodolfo Berti fazem visita de estudos no Aterro Sanitário
Na semana passada, alunos da Escola Rodolfo Berti, em São Bento do Sul, fizeram visita no Aterro Sanitário. O passeio de estudos foi acompanhado pelo diretor de Meio Ambiente Marcelo Hübel, que reforçou a dica sobre a necessidade da separação do lixo para a reciclagem. “Dessa forma diminui-se o volume de lixo no aterro, e também garante o aumento da renda para a Cooperativa de Catadores que faz a reciclagem e principalmente pouparemos os recursos naturais”, anunciou Marcelo.
Os alunos conheceram o antigo lixão, onde os resíduos eram depositados sem controle e de forma que comprometia o meio ambiente. Contudo o local foi coberto com solo e teve o plantio de grama, e após dez anos, já não elimina mais o chorume.
As novas células para o depósito de lixo impressionaram os estudantes. Eles conheceram a forma correta que os resíduos serão depositados e conferiram a aplicação da geomembrana de PEAD 2,0mm, que preserva o solo. Eles também receberam explicações sobre a forma que ocorre a decomposição dos resíduos e o seu tratamento. “Os líquidos que saem das células serão tratados pelas lagoas de estabilização, onde ocorre a biodegradação da matéria orgânica pela ação de bactérias aeróbicas e anaeróbicas”, descreveu o diretor.
A área utilizada para a instalação do empreendimento é de propriedade da Prefeitura de São Bento do Sul, e compreende uma área de aproximadamente 184.000,00 m2, sendo que a nova célula ocupa uma área de aproximadamente 14.700 m2, localizado no Bairro Rio Vermelho. O aterro ainda não está em atividade, pois aguarda apenas a manifestação do Ministério Público para prosseguir o processo de licenciamento do órgão ambiental.
Prefeitura de São Bento do Sul – Luciane Nagorski
47 3631-6114 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br