terça-feira, 8 de junho de 2010

Ação quer melhorar a qualidade da água

08/06/2010

Ação quer melhorar a qualidade da água


Com o objetivo de melhorar a qualidade da água de São Bento do Sul, nos próximos dias inicia-se o processo de recuperação da Área de Preservação Permanente (APP) na bacia de captação de água do município. A área corresponde a uma faixa de 30 metros de cada lado do rio Vermelho, que é o manancial são-bentense. Serão desenvolvidas ações que proporcionem a reabilitação dos espaços degradados e a proteção dos recursos hídricos. 

A empresa que executará o serviço será a Perfecto Engenharia Ambiental Lingnbr, de Blumenau, que venceu a licitação. O trecho abrange desde o ponto de captação de água em São Bento do Sul até a divisa com o município de Campo Alegre.



A ocupação atual desta área abrange agricultura, reflorestamento, criação de animais, lazer e moradia, pertencentes a diversos moradores da região. Estes trechos foram devidamente mapeados pelo Departamento de Cadastro Técnico e Geoprocessamento com o Uso de GPS (Global Positioninf System), sistema de posicionamento global e ortofoto.

Após a organização destes dados pelo Departamento de Meio Ambiente, o projeto foi montado e encaminhado para busca de recursos na esfera estadual, obtendo êxito. “É mais um projeto encaminhado pelo Departamento de Meio Ambiente, que visa a melhoria das características do local na preservação dos recursos naturais. O projeto prevê o envolvimento da sociedade, sendo estes motivadores e multiplicadores das ações”, comenta Marcelo Hubel, Diretor do Departamento de Meio Ambiente.

A continuidade do projeto prevê a criação da Lei para pagamento de serviços ambientais. “Com isso é desenhado um futuro onde serão pagos os serviços ambientais, onde os proprietários que recuperarem ou conservarem a mata ciliar receberão pela ação”, diz Hubel.



Prefeitura de São Bento do Sul – Elaine Deise Persuhn
47 3631-6165 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br