ESTREIA
DA TRILHA
DO PAPAGAIO
O
Parque Marista conta com uma
estrutura para educação ambiental, com vegetação característica
da Floresta Ombrófila Mista, recém-desenhado
pelo Departamento de Meio Ambiente da
Prefeitura de São Bento do Sul.
Os estudantes do 6º ano do
Colégio Global participaram
nessa semana da
visita com guia. As
atividades iniciaram com uma
dinâmica em grupo, que envolveu competição e leitura de mensagens
ambientais. Já no portal da “Trilha do Papagaio” os
alunos tiveram orientação
sobre a localização, as características da floresta, os animais em
extinção, a erva-mate como potencial econômico/ambiental, e a
dispersão de sementes. A caminhada iniciou com outra dinâmica, que
prendia a atenção dos estudantes nos objetos ocultos que estavam no
caminho, ação desenvolvida
com propósito de despertar
a atenção aos detalhes da
fauna e flora. Já no anfiteatro ao
ar livre, foram revelados a
quantidade dos objetos,
seguido de
mais um momento
de palestra com a demonstração das árvores pioneiras a
sucessão e sua importância
na floresta. Também foram identificados alguns animais típicos do
ambiente e como são feitos
os registros em estudos
ambientais, detalhando o uso
de armadilha fotográfica e análise de vestígios. Ainda foram
apresentadas as serpentes venenosas (em vidro) e suas variações,
mimetismo
e serpentes não venenosas.
A trilha continuou seu percurso na visualização da vegetação e
das placas
orientativas.
O percurso de
caminhada foi encerrado
com a dinâmica “Trilha
Sega”, foram formadas duplas sendo um destes vendado, que
seguiam a trilha com na
identificação do cheiro e tato dos diferentes componentes. Já
em área aberta a manhã de educação ambiental foi
concretizada com duas
dinâmicas que envolviam competição. Inicialmente
com a atividade “Papagaio-de-peito-roxo”,
com conhecimento das formas
de ameaças que
causam a extinção da ave,
com a
disputa pelo espaço verde ainda existente. Na conclusão dos
trabalhos o grupo participou da disputa “Corujas e Macacos”, como
um resumo dos ensinamentos passados na trilha, quando apresentadas as
questões falsas os macacos pegavam as corujas e quando a resposta
era verdadeira as corujas pegavam os macacos.
A
metodologia utilizada
foi criada pelo naturalista Joseph Cornell em 1979, definida como
“Vivências
com a Natureza”,
que
oferece uma experiência divertida que desenvolve o cidadão para
estar em harmonia com a natureza, com atividade de vivência que
aumenta o entusiasmo e a percepção dos aspectos da natureza. Esta
forma de trabalho garante um aprendizado duradouro pois envolve a
experiência de contato com o meio ambiente..