14/07/2010
Plano de Manejo no Rio Vermelho inicia neste ano
Na semana passada, aconteceu a entrega das propostas de licitação para o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental – APA, do Rio Humbold, no bairro Rio Vermelho, em São Bento do Sul. A empresa executora do projeto será a Ecossistema de Curitiba, vencedora da licitação, e o valor de investimento é de R$ 79.800,00. O projeto do Plano de Manejo foi cadastrado em 2009 e teve a liberação dos recursos para a execução, conforme o Decreto nº 4340.
Esta unidade de conservação foi criada por Lei Municipal nº 246 de 14/08/98, através do Consórcio Ambiental Quiriri, por ações do idealizador Magno Bollmann, o qual, ainda em 1998, incentivou a criação de outras quatro unidades no Planalto Norte Catarinense, que somam com a APA de São Bento do Sul, 55.441,5 hectares de área.
Com a liberação dos recursos, será possível efetivar o Plano de Manejo para fins de regulamentação da APA. “Ganha o meio ambiente pela preservação e a comunidade, nas oportunidades de visibilidade dos produtos e serviços gerados nas premissas do desenvolvimento sustentável”, disse Marcelo Hübel do departamento de Meio Ambiente.
O Plano de Manejo visa a regulamentação da APA e entre os benefícios prevê a proteção dos recursos hídricos, garantindo o abastecimento de água do município; a conservação dos recursos naturais; a preservação das paisagens cênicas; a conservação das culturas tradicionais e da cultura étnica, entre outras.
Nas atividades desenvolvidas na fase de estudos estão previstos: Avaliar os dados existentes relativos à unidade; Realizar saídas de campo visando o levantamento de dados físico, biológicos e sócio-econômicos na unidade; Elaborar os mapas temáticos necessários para o planejamento da unidade; Elaborar uma proposta de zoneamento e os programas pertinentes para a gestão, conforme o Roteiro Metodológico do IBAMA para APA's.
Prefeitura de São Bento do Sul – Luciane Nagorski
47 3631-6114 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br