sábado, 12 de maio de 2012

São Bento do Sul participa da limpeza da Baía da Babitonga pela AMUNESC


Mutirão de limpeza coleta quase uma 

tonelada de lixo da Baía Babitonga




O mutirão de limpeza na Baía Babitonga em São Francisco do Sul que aconteceu neste último sábado (5) conseguiu evitar que quase uma tonelada de lixo permanecesse no meio ambiente. A ação faz parte do projeto Rio Limpo, Babitonga Viva promovida pela AMUNESC (Associação dos Municípios do Norte de Santa Catarina) e reuniu voluntários que recolheram detritos em praias do entorno da Baía.
Foram recolhidos pneus, embalagens plásticas, latas e restos de móveis. Os materiais foram enviados à entidade Divina Misericórdia que dará o destino correto ao lixo. O secretário de Meio Ambiente de São Francisco do Sul, Cláudio Tureck, que também é coordenador do Colegiado de Meio Ambiente da AMUNESC, disse que mesmo sendo uma ação simbólica é uma forma de conscientização. “A partir do momento em que as pessoas reconhecerem que a grande mudança começa individualmente, poderemos unir forças para preservar o meio ambiente”. 
Outra ação do dia foi realizada por técnicos da Fundema (Fundação do Meio Ambiente) que coletaram amostras de água de quatro pontos da Baía Babitonga para análise e foi constatado que os parâmetros estão normais.  Durante a manhã foram distribuídas sacolas ecológicas com material informativo e camisetas.
O mutirão de limpeza faz parte da campanha Eco Ilha que está na sua segunda edição e conta com várias ações de educação ambiental nas escolas e comunidade.
Fonte: http://www.saofranciscodosul.ciasc.gov.br/2012/05/mutirao-de-limpeza-coleta-quase-uma-tonelada-de-lixo-da-baia-babitonga/