sábado, 19 de maio de 2012

Consórcio Intermunicipal Quiriri em livro


17/05/2012

Livro sobre o Consórcio Quiriri será lançado em junho

O livro deve ser lançado ainda no mês de Junho, estando em fase de diagramação e correção ortográfica, passando ainda pelos últimos acertos de textos com inclusão dos últimos depoimentos.

Primeira reunião do grupo coordenador  - 1997
 Leoni, Magno, João, Paulo, Cleusa e Nédia

Em 1995 ocorreu o “Curso de Planejamento Ambiental Participativo”, realizado em Florianópolis, pelo professor Pedro Hidalgo representante do CIDIAT (Centro Interamericano de Desarrollo e Investigacion Ambiental e Territorial) da Venezuela. O Chileno Pedro Hidalgo também foi ex-Ministro da Agricultura, do Governo de Salvador Allende, quando começaram as primeiras reuniões de planejamento e formação da estratégia de trabalho.
Este evento foi precursor do Curso de Planejamento Ambiental participativo em Bacias Hidrográficas com a participação de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre e foi neste evento que surgiu a ideia para a formação do Consórcio Quiriri, sendo constituído em “Ato Cultural Público” em 28 de setembro de 1997 como “Consórcio Intermunicipal de Bacias Hidrográficas do Alto Rio Negro Catarinense – Consórcio Quiriri” na forma jurídica de Associação Civil sem fins lucrativos. Instituído neste formato em 1997 em ato, durante a 5ª Expoma (Exposição Agropecuária e de Meio Ambiente).
Este é um exemplo resumido do início do livro “Consórcio Intermunicipal Quiriri – Mais que uma Gota”, escrito pelo idealizador do Consórcio e hoje prefeito de São Bento do Sul, Magno Bollmann. A obra que apresenta a trajetória de sucesso do primeiro consórcio ambiental do estado de Santa Catarina, relatando o desenvolvimento das atividades do passado, as ações atuais e as perspectivas futuras.

 Nesta linha de apresentação o livro demonstra em seus vários capítulos: o nascimento do consórcio, a realidade ambiental da época, as primeiras ações, os fundamentos do consórcio, a estrutura organizacional, a metodologia de trabalho as ações ambientais conjuntas com os municípios, as ações individualizadas, mas com o formato de trabalho do consórcio, as premiações, os presidentes do consórcio, efeito multiplicador do modelo consorcial, a sustentabilidade jurídica e os depoimentos de pessoas que estiveram ligadas ativamente do consórcio ou que ainda atuam de forma direta e indireta.
O livro deve ser lançado ainda no mês de Junho, estando em fase de diagramação e correção ortográfica, passando ainda pelos últimos acertos de textos com inclusão dos últimos depoimentos. A fonte de pesquisa foi baseada nos arquivos do consórcio, entrevistas, publicações de trabalhos acadêmicos, vídeos e trabalhos desenvolvidos pela Fundação Getúlio Vargas e as impressões pessoais da vivência de trabalho.
O Prefeito Magno Bollmann motivador do Consórcio Quiriri e autor do livro, trata a obra como um importante registro, como forma de eternizar as ações desenvolvidas, bem como de reconhecer e valorizar as pessoas que fizeram do consórcio um sucesso de responsabilidade socioambiental, representantes que cresceram profissionalmente e atuam, em relação a área ambiental, de forma responsável nos moldes da filosofia do consórcio.










fonte http://www.saobentodosul.sc.gov.br/novo/noticia/10830