sábado, 19 de maio de 2012

Museus são-bentenses com programação especial



16/05/2012

Museus são-bentenses com programação especial

Até o dia 20, museus e instituições de todo país participam da 10ª Semana Nacional de Museus, e São Bento do Sul não ficou de fora.
No MuseuHistórico Municipal Doutor Felippe Maria Wolff e no Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann, diversas atividades prometem agradar aos visitantes. O evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), marca o Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio.

Secretaria de Turismo, ao lado da Praça Getúlio Vargas

 
Exposições, palestras e homenagens fazem parte da programação. “Elaboramos um roteiro diferente e que toda pessoa, de qualquer idade, pode acompanhar”, conta o coordenador do Museu Municipal, Carlos Campestrini.
 
Até o dia 20, das 7h30 às 20 horas, mostra de trabalhos museológicos de São Bento do Sul ocorre no prédio da Secretaria de Turismo, ao lado da Praça Getúlio Vargas. “Para esta exposição contamos com a parceria do Museu Natural, que estará expondo algumas peças do seu acervo”, disse Carlos.
 
As escolas receberam atenção especial na edição deste ano. De 15 a 25, palestras sobre os trabalhos do Museu serão apresentadas. “Nosso objetivo é despertar nos alunos o interesse em conhecer o Museu, e, para isso, peças do acervo serão demonstradas nas apresentações”, conta o coordenador. Para participar ainda dá tempo. Basta o interessada ligar no telefone 3633-5924, e fazer sua inscrição.


 
No dia 16, às 20 horas, no Museu Municipal Dr. Felippe Maria Wolff, ocorre a entrega do Certificado Amigo do Museu para todos que contribuíram com doações ou restaurando peças do acervo durante o ano de 2011. “Será um momento especial, uma forma que encontramos de agradecer à comunidade”, finaliza Carlos.
 

Horários

 
Durante a programação os horários de visitações nos Museus foram prolongados. O Museu Municipal, do dia 15 a 17, estará com suas portas abertas também à noite, das 18h30 às 21h30. Já o Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann, localizado na SC-301, no trevo de acesso para o bairro Mato Preto, atenderá até as 20 horas. “As visitas serão guiadas por monitor”, explica o diretor de Meio Ambiente, Marcelo Hübel.

 Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann, localizado na SC-301, no trevo de acesso para o bairro Mato Preto


 
Semana Nacional de Museus

A Semana Nacional de Museus é realizada anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus, 18 de maio. Nesse ano, a 10ª edição ocorre entre os dias 14 e 20 de maio, com o tema Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações.
 
Nesta edição são mais de 5 mil participações e, aproximadamente, 15.700 eventos realizados em todo o território nacional. Em Santa Catarina, são 76 instituições museológicas participantes, de 41 municípios.
 
Prefeitura de São Bento do Sul – Viviane Miranda

fonte http://www.saobentodosul.sc.gov.br/novo/noticia/10828