sábado, 19 de maio de 2012

São Bento do Sul na Rio + 20


17/05/2012

São Bento do Sul na Rio + 20

A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, mais conhecida por ECO 92, ocorreu na cidade do Rio de Janeiro com o desafio dos países em definir estratégias de desenvolvimento sustentável, sendo socialmente justa ambientalmente correta e economicamente viável.
 O evento internacional foi de fundamental importância como de conscientização do tema principalmente aos países em desenvolvimento. As negociações diplomáticas focaram a importância do ser humano no contexto ambiental, considerando os problemas sociais como a pobreza, saneamento, poluição entre outros impactos. O slogan que marcou o evento “Pensar Global e Agir Local” definia a estratégia de ação frente às problemáticas globais.
 
Após 20 anos da ECO 92, novamente os países alinham sua discussão para as diretrizes do desenvolvimento sustentável no evento definido por Rio + 20. Nesta semana com a proximidade da conferência, ocorreu o lançamento da conversa “O Futuro que Queremos” no Palácio Itamaraty no Rio de Janeiro.

 
No intuito de reconhecer e fortalecer as ações desenvolvidas no Brasil o Ministério de Meio Ambiente promoveu a premiação das melhores práticas socioambientais no Brasil. São Bento do Sul foi destaque nacional com o Programa de Pagamento de Serviço Ambiental - PSA - “Produtor de Água do Rio Vermelho”, que atribui pagamento aos proprietários que atendem 18 requisitos de avaliação, recebendo pago conforme a pontuação que atingem. “O programa atende os moldes de pretensão da Rio + 20 que falará sobre a economia verde, falar em desenvolvimento sustentável urbano é atribuir valoração ambiental aos recursos naturais para garantir a preservação”, diz Marcelo Hübel Diretor de Meio Ambiente.
 
O PSA em São Bento do Sul é o primeiro modelo de Santa Catarina e visa a preservação do manancial de água que abastece o município de São Bento do Sul e visa a manutenção da água de forma quantitativa e qualitativa. “Não falamos apenas em recuperação de área degradada, mas de garantir a preservação da vegetação existente, quanto maior for o maciço florestal maior será a retenção de água na bacia”, afirma o prefeito de São Bento do Sul, Magno Bollmann. O PSA em São Bento do Sul apresenta parceria com o Consórcio Quiriri, SAMAE e Fundação O Boticário, e atualmente elaboram o cadastro que deve iniciar em julho para expandir o programa.
 
Com a premiação do Ministério do Meio Ambiente, São Bento do Sul passou os direitos autorais das imagens feitas pelo Departamento de Meio Ambiente e disponibilizou o projeto, lei, decreto, artigo científico, para serem apresentados durante a Rio + 20. “O PSA apresenta um efeito multiplicador e atende aos propósitos da Conferência, já atendemos diversos municípios e estados e agora apresentaremos o projeto para o mundo”, finaliza Marcelo.



Fonte http://www.saobentodosul.sc.gov.br/novo/noticia/10835