quarta-feira, 28 de abril de 2010

“Valorizar a Mata Nativa” é tema do programa Econsciência

28/04/2010

“Valorizar a Mata Nativa” é tema do programa Econsciência


Na segunda-feira, dia 26, o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de São Bento do Sul se reuniu com as representantes da Secretaria de Educação; Mariane Beatriz Rank Muchalski, Kerstien Marye Kaiser Neppel e Irosaleti Bauer de Lima, para definir a metodologia que será usada na apresentação do tema “Valorizar a Mata Nativa” no contexto educacional proposto pelo programa de Educação Ambiental Econsciência, que prevê o atendimento de diversos temas abordados nas escolas da rede municipal de ensino.

No plano de ação o Diretor do Meio Ambiente, Marcelo Hübel, propos a realização de três visitas nas unidades de educação. Na primeira a apresentação, com auxilio de um projetor, o diretor vai abordar a importância do homem no contexto ambiental. Os alunos terão oportunidade de conhecer mais sobre a fauna e flora regional e animais ameaçados de extinção. Três dinâmicas de apresentação serão utilizadas na ocasião: a representação da mata ciliar com vegetação e sem vegetação, apitos de aves relacionadas as imagens e comportamento e animal oculto em caixa de madeira.

Na segunda visita serão apresentadas as espécies da fauna de Santa Catarina, suas características e ameaças causadas pelo homem. Nesta atividade serão utilizados os discos didáticos (foto) como artifício de melhor evidenciar e fixar o aprendizado. Além disso, um jogo divertido e que interage a classe e a própria família, pois parte de tabelas e textos poderão ser levados para casa.

Na terceira e última atuação está a programação de uma visita na Ecotrilha, localizada no Parque Marista. No local ocorrem dinâmicas e exposições ao tema ambiental na apresentação da composição da Mata Atlântica (Floresta Ombrófila Mista), com informações da situação anterior da colonização e situação atual, sucessão florestal (importância das árvores pioneiras), mata ciliar (funcionalidade), plantio de mudas e demonstração de ações de melhoria ambiental e qualidade de vida.

Foto

Prefeitura de São Bento do Sul – Luciane Nagorski
47 3631-6114 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br