terça-feira, 16 de abril de 2013

Consórcio Intermunicipal Quiriri IDENTIFICAÇÃO DO SENÁRIO


IDENTIFICAÇÃO DO SENÁRIO

            Com “Promoção” consolidada, os Grupos de trabalho devidamente identificados com a sociedade e as comunidades, iniciam a segunda etapa da Metodologia a “IDENTIFICAÇÃO”.
            Etapa não menos importante visava reunir em questionários chamados “Cadernos” informações sobre toda questão sócio-ambiental em todos os níveis e segmentos da sociedade. Momento importante dessa realidade da base da pirâmide para seu ápice, com atores e lideranças locais de forma conjunta em reuniões com os diversos segmentos das comunidades sempre respeitando suas identidades locais onde os fatos acontecem (Caderno da Nossa Escola; Caderno do Nosso Município; Caderno do Nosso Meio Rural; Caderno do Nosso Bairro) .
            A lógica era definir a real situação de cada segmento naquele momento da questão sócio-ambiental, priorizando ações. Foram preenchidos 200 Cadernos na área de atuação do Consórcio. A tabulação dos dados coube a primeira grande parceira a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), através de seus acadêmicos e professores. Decorrentes dessa identificação surgem às propostas prioritárias apresentadas: Programa de Tratamento Participativo de Resíduos Sólidos (PTRS); Programa de Unidades de Conservação; Programa de Educação Ambiental; Programa de Turismo Rural e Recursos Naturais.
            Quando atualmente está em foco a nova política de resíduos sólidos proposto a nível federal, o Consórcio em 1998 já demostrou preocupação e solução ao tema de resíduos, com destinação final e a reciclagem. O “Lançamento oficial da Coleta Seletiva do Programa de Tratamento Participativo de Resíduos Sólidos, em Rio Negrinho ocorreu através da Empresa Koledotti Ambiental, onde a coleta seletiva é realizado paralelamente com a coleta normal (orgânico e entulho), nos dias, locais e horários realizados anteriormente; São Bento do Sul através da Empresa Transresíduos (iniciando um Projeto Piloto no Bairro Serra Alta para posterior ampliação aos demais bairros)” (Informativo nº 4 Consórcio Quiriri 10/1998).

Informativo nº 4 Consórcio Quiriri



            As ações desenvolvidas nas mais diversas áreas de influência, irradiam projetos onde sempre se valorizou a gestão participativa com junção da sociedade, orgão públicos, organizações não governamentais, iniciativa privada e o terceiro setor. “O Consórcio Quiriri trouxe uma visão moderna para a solução dos problemas ambientais, onde não só o poder público, as autoridades que participam, mas sim, a coletividade, a comunidade em geral, pois todos somos parte deste empreendimento e o nosso envolvimento é de fundamental importância para desempenharmos um papel social dentro de nossos municípios. Temos em nossas mãos o que há de mais importante para a preservação ambiental, e é por isso que temos o dever de conscientizar-nos e nos adequarmos aos programas oferecidos par p melhoramento da qualidade de nossas vidas”. (Magno Bollmann – Informativo  Consórcio Quiriri – 12 /1998)


Fonte: "MAIS QUE UMA GOTA" Magno Bollmann
Colaboradores: Marcelo Hübel e Donald Malschitzky