quinta-feira, 11 de abril de 2013

PRIMEIROS INTEGRANTES E FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL QUIRIRI



PRIMEIROS INTEGRANTES E FORMAÇÃO DA IDENTIDADE


Informativo nº 2 – Consórcio Quiriri
            Os trabalhos são iniciados na prática. O Consórcio incorpora diferente frentes de trabalho atendendo as necessidade da área urbana e rural e em 1998 apresenta sua sede na BR 280 nº 218 no Bairro Oxford apresentando a primeira equipe formada pelo “Presidente do Conselho de Prefeitos – Mauro Mariani – Prefeito de Rio Negrinho; Coordenador Executivo – Magno Bollmann; Presidente do Conselho Fiscal – Raul Johanson; Presidente do Conselho da Sociedade Civil – Mauro Fernandes Bácsfalusi; Cooerdenador Programa Participativo de Resíduos Sólidos – José Ilmo Fuerst. Cordenadora Projeto de Unidades de Conservação – APA – Leoni Fuerst; Secretária - Cleusa Nalú Taschek; Consultoria – Pedro Alberto Hidalgo Ramires. Tendo como Membros do Consórcio: Alcides Grohskopf (Sec. Agricultura, Interior e Meio Ambinete/RN) Yelva S. Albuquerque, Ivo Antonio Liebl, Vilson Ribeiro, Manuel Rodrigues Olmo (Prefeito de Campo Alegre), Lauro Batista Moreira, José Odorico Munhoz, Vilmar Meurer da Costa, João Samuel Cubas (Sec. Agricultura e Obras /CA), Denilson de Souza Bandeira, Nédia Scheffer, Raulino Martins, Sílvio Dreveck (Prefeito de São Bento do Sul), Egon Bento Baum, Emílio Machado, Paulo Roberto Schuhmacher., Luis Gomes do Prado, Aristeu Kaszubowski, Bráulio Hantschel, Luiz Cláudio Gayer Schuves, Ana Lucia Biaobock. (Informativo nº 2 Consórcio Quiriri 04/1998).




1ª Reunião do Grupo de Coordenação
Leoni Fuerst; Magmo Bollmann; João Samuel Cubas;  Paulo Roberto Schuhmacher; Cleusa Nalú Tascheck e Nédia Scheffer




LOGOMARCA
CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL QUIRIRI

            As primeiras reuniões são marcadas com a filosofia do Consórcio em atender as demandas de trabalho com o propósito de desenvolver projetos voltados para a sociedade, oportunizando o envolvimento de diferentes atores sociais criando uma força participativa, integrados de forma que atendam as necessidades dos municípios, consorciados com a cooperação mútua pela garantia da preservação ambiental, com objetivo de melhorar a qualidade de vida do Homem, preservando a Natureza para o desenvolvimento da Sociedade. Ideais visíveis nas marcas evidenciadas na logomarca do Consórcio Quiriri que apresenta a forma de uma gota e no seu interior as abreviaturas “H” de Homem; “N” de Natureza e “S” de Sociedade. A Logomarca foi desenvolvido em 22 a 23 de maio de 1997 no primeiro seminário promovido pelo Consórcio Quiriri. “Logotipo do Consórcio (proposto por equipe com: Ilmo; Leoni; Karin, Engº EPAGRI de SBS; Magno; João. Desenhado pela Karin Schumacher. Nome do Consórcio (idéia do Magno)” (Arquivo do Consórcio Intermunicipal Quiriri em anotações de Leoni Fuerst).












 Primeiras definições:
objetivo, metodologia, programas, organograma, logo marca









            A equipe de trabalho determinada em atingir a plenitude de trabalhos com perspectivas de curto, médio e longo prazo, visualizaram diferentes frentes de ação. Na pauta principal corria a preocupação e metas para melhorar a disposição de resíduos das diferentes classes. Também entre as ações previstas estava a formação das Unidades de Conservação Muncipal na categoria de Áreas de Proteção Ambiental (APA's), que se transformou em uma das maiores marcas do Consórcio. “A proposta do Consórcio Quiriri para implantação de unidades de conservação satisfaz à intenção ou, talvez , até poderíamos dizer, à necessidade, de se preservar as condições naturais de certas regiões visando principalmente atender os requisitos mínimos para manter viável o turismo ecológico, bem como para futura captação da água para abastecimento público.”(Prefeito Municipal de São Bento do Sul – Sílvio Dreveck - Informativo nº3 Consórcio Quiriri 06/1998).

Informativo nº 3 Consórcio Quiriri



Fonte: Livro "MAIS QUE UMA GOTA" Magno Bollmann. 
Colaboradores: Marcelo Hübel e Donald Malschitzky