terça-feira, 20 de abril de 2010

Rio Vermelho terá plano de manejo

20/04/2010

Rio Vermelho terá plano de manejo


O prefeito de São Bento do Sul, Magno Bollmann, esteve reunido com o Diretor do Meio Ambiente Marcelo Hübel, o Secretário de Agricultura Edimar Salomon e o biólogo César Senger, para analisar as ações necessárias para a efetivação da área de preservação ambiental do Rio Vermelho, que ocupa um total de 23 mil hectares, criada na lei municipal 246 de 14 de agosto de 1.998.

O encontro teve o objetivo de discutir e conhecer todo o processo. O próximo passo é a regulamentação da lei. Os trabalhos devem seguir conforme o roteiro metodológico do Ibama e do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), ressaltando o interesse e envolvimento comunitário em todo o processo de elaboração, implantação e gestão da Apa.

A unidade de conservação do município é fundamentada pela ideia de desenvolvimento sustentável, bem estar e conservação das condições ecológicas do locais. O ponto principal de todo o processo é a preservação ao meio ambiente e a valorização social e econômica, atendendo as necessidades ambientais voltada para a comunidade. O plano de manejo deve ser iniciado ainda este ano.

Atividades previstas
- avaliação dos dados existentes relativos à unidade
- saídas de campo e levantamento de dados físicos, biológicos e sócio-econômicos
- elaboração de mapas temáticos, proposta de zoneamento e programas de gestão

O que é um plano de manejo?
Documento técnico fundamentado nos objetivos gerais de uma unidade de conservação. Com ele é possível estabelecer zoneamento e normas para o uso da área de preservação e manejo correto dos recursos naturais, incluindo a implantação de melhorias físicas para gerenciar melhor o local.



Prefeitura de São Bento do Sul - Adêise Tanji Barbosa – MTb/SC 03133-JP (47) 3631-6154 – adeise@saobentodosul.sc.gov.br