sexta-feira, 16 de abril de 2010

Crianças realizam plantio nas escolas

16/04/2010

Crianças realizam plantio nas escolas


Em referência ao dia nacional da botânica, devido ao profissional alemão Cari Friedrich Phillipp von Martius, consagrado o "Pai das Palmeiras" no Brasil, o Departamento do Meio Ambiente da Prefeitura de São Bento do Sul, em contato com algumas diretoras, realizou na sexta-feira, 16, uma ação com cerca de 40 alunos dos Centros Infantis Municipais Pastor Adolfo Prinz, no bairro Dona Francisca e Pequenos Passos, no Colonial.

Demonstrando muita curiosidade e vontade de participar do plantio, crianças entre quatro e cinco anos, estiveram presentes, colaborando na plantação e atingindo o objetivo da atividade, citando que “estamos cuidando da natureza”.

As Diretoras e professoras demonstraram preocupação em proporcionar às crianças um ambiente agradável e paisagístico. Cada escola tinha um local propício para a atividade, e as mudas foram escolhidas de acordo com a necessidade de cada unidade, colocadas em locais que não irão interferir no espaço.

Plantadas com adubo orgânico, espécies como Branquilho, Tarumã, Tipuana, Buriti e Palmeira foram algumas escolhidas, devido suas características; formação de floresta e disponibilidade de frutos, que atraem a fauna, por sua vez dispersoras de sementes, permitindo assim o crescimento em outras áreas. Juntamente com a prática, os alunos aprenderam um pouco de cada uma, e a importância do ato para a natureza.

Dia Nacional da Botânica

Um dos naturalistas mais famosos do século XIX, Von Martius nasceu no dia 17 de abril de 1794 e chegou ao Brasil no dia 15 de julho de 1817, como parte de uma comitiva de intelectuais que acompanhava dona Leopoldina, esposa de dom Pedro I. Em três anos de estudos, ele explorou 12 mil espécies da flora brasileira. Até a data de sua morte, foram catalogadas 300 mil espécies do mundo inteiro, sendo a metade existente na bacia Amazônica. Phillipp Von Martius morreu em 1868. O decreto que instituiu uma homenagem a ele também declarou a carnaúba, considerada a palmeira brasileira, como planta símbolo do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.




Prefeitura de São Bento do Sul - Adêise Tanji Barbosa – MTb/SC 03133-JP (47) 3631-6154 – adeise@saobentodosul.sc.gov.br