quinta-feira, 7 de junho de 2012

Livro PIONEIROS


Lançamento previsto para última semana de junho.....



O livro “PIONEIROS” é a revelação do passado, do pragmático, de uma época memorável. Descrevendo em minúcias a vida dos primeiros moradores do Planalto Norte Catarinense e Sudeste do Paraná, envolvendo diretamente as cidades de São Bento do Sul; Rio Negrinho; Campo Alegre e Piên.



É uma obra de valor inestimável que resgata um período esquecido ou pouco valorizado. Esta obra tem por finalidade apresentar a vida destes colonizadores no cotidiano, seus usos e costumes, e outras situações que margeiam o passado na revelação dos grandes feitos históricos que coexistiram com estas famílias.




O Planalto Norte Catarinense sempre é lembrado pela colonização, na maioria por imigrantes europeus, que aportaram desde o ano de 1873, sendo na maioria alemães, mas provindos de regiões diferentes. Dos primeiros imigrantes que chegaram, podemos referenciar suas procedências da Prússia Ocidental; Boêmia; Pomerânia; Saxônia; Polônia; Áustria; Baviera; Wetsfália e ainda Teuto-Polones, e nos sucessivos anos foram seguidos por muitos outros. Mas os moradores que já habitavam estas terras, foram pouco referenciados, sendo em algumas situações gentilmente ou necessariamente lembrados, sendo apenas citados quando da participação dos tropeiros, narrando o transporte dos primeiros imigrantes e seus pertences de Joinville a São Bento



Estas famílias retratam a cultura, e a própria identidade, estampada e desenvolvida no sul do país, em expressões genuinamente brasileiras, que se revelam principalmente, na música, na gastronomia, nas atividades de trabalho. O livro apresenta distintos momentos como o tropeirismo, numa atividade que marcou época seja pela condução e comercialização do gado, de cavalos, de mulas ou de mercadorias. Em paralelo com a chegada e vivência dos primeiros moradores percorre o tempo com a revelação do épico momento da imigração, da vida e relação dos índios Xokleng que ocupavam grande parte do território Catarinense e parcialmente o Paraná e Rio Grande do Sul. Contudo finaliza com a demonstração das faces da Revolução Federalista e seu término no cerco da Lapa no Paraná. Entretanto a essência do livro é o resgate da vivência e importância cultural destes primeiros moradores e sua trajetória de vida.