segunda-feira, 18 de junho de 2012

Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado com evento especial


11/06/2012
Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado com evento especial


Foi com a execução do Hino Nacional e ainda a abertura da ópera Tittus, de Mozart; Intermezzo da ópera Carmen, de Bizet; Marcha dos Toreadores, também de Bizet; e a Valsa das Flores, de Tchaikovsky, que a Orquestra de Câmara São Bento do Sul, sob a regência da maestrina Denise Mohr abriu o evento em comemoração ao “Dia Mundial do Meio Ambiente”, realizado no salão principal da Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento na noite de terça-feira (05).


Orquestra de Câmara São Bento do Sul, sob a regência da maestrina Denise Mohr 



O prefeito Magno Bollmann deu as boas vindas ao público presente, e teceu comentários sobre a importância de se envolver com as questões ambientais. “Nós temos que pensar nos nossos filhos, nas gerações que estão vindo aí. Se não trabalharmos agora para preservar eles não vão ver mais nada dessa natureza ai”, disse o prefeito.
O prefeito destacou um dos programas de maior sucesso realizado em São Bento do Sul, o Econsciência, onde os alunos e a comunidade se integram na prática ambiental, além de trabalharem nas hortas das escolas, nas residências, e de aperfeiçoar seus conhecimentos sobre as questões ambientais como um todo.
Dia Mundial do Meio Ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada no ano de 1972, em Estocolmo, na Suécia.
A conferência reuniu 113 países, e mais de 250 organizações não governamentais que abordaram principalmente a degradação que o homem vinha causando ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.
A importância da data está relacionada às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.
A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da Secretaria Especial do Meio Ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza, e desde aquela época inúmeras ações, seja no âmbito federal, estadual ou municipal vem sendo amplamente difundidas para salvar e preservar a nossa biodiversidade.
Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou no território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente.
Programação
Na programação preparada para a especial ocasião, o biólogo Marcelo Hübel, diretor de meio ambiente da Prefeitura, ministrou palestra sobre o Plano de Manejoda APA RioVermelho/Humbold.
Na sequência, o prefeito Magno Bollmann assinou Decreto nº 1.121 de 04 de junho de 2012, que nomeia os membros do Conselho Gestor da área de proteção ambiental do Rio Vermelho/Humbold.
Os membros do Conselho recém oficializado são:
I – Representantes da ARECICLA:
Titular- Simone Caroline Piontkuevcz; Suplente- Anair Cieslinski;
II - Representantes do Consórcio Intermunicipal Quiriri:
Titular- Mauro Fernandes Bácsfalusi; Suplente- Leoni Fuerst;
III - Representantes do Departamento de Meio Ambiente:
Titular- Marcelo Hübel; Suplente- Carlos Henrique Reitz Arakaki;
IV - Representantes da Associação Rio Mandioca:
Titular- Waldemar Harnold; Suplente- João Sadowski;
V – Representantes do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto -SAMAE:
Titular- Pedro Fürst; Suplente- Zaira Zipperer Schroeder;
VI - Representantes da Policia Militar Ambiental de Joinville:
Titular- Tenente Felipe Dutra; Suplente- Sargento Rinaldo Vicente;
VII – Representantes da EPAGRI:
Titular- Adilson Pedro; Suplente- Luciana Luiza Schmidt;
VIII – Representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas:
Titular- Sandro Antonio Adriano; Suplente- Gilmar Foitt;
IX - Representantes do Associação Catarinense de Reflorestadores- ACR:
Titular- Júlio Cezar Pelufo Betat; Suplente- Juliana Kammer;
X - Representantes da Associação Bananicultores de Corupá:
Titular- Eliane Cristina Müller;  Suplente- Adolar Behnke;
XI - Representantes da Associação Apicultores:
Titular- Gabriel Zigoski; Suplente- Ricardo Woehl;
XII - Representantes da Associação Turismo e Agricultura Familiar Vale Perdido:
Titular- Anita Schoeffel Piontkuevcz; Suplente- Vanessa Pilz ;
XIII - Representantes da Associação de Moradores do Rio Vermelho Estação:
Titular- Dirceu Cieslinski; Suplente- Marli Suchy
XIV – Representantes da Associação Comercial de São Bento do Sul -ACISBS:
Titular - José Antônio Franzoni; Suplente- Marcelo Cavinati;
Sobre o conselho, o prefeito destacou a importância das pessoas se envolverem nas questões ambientais.
Já o biólogo Marcelo Hübel registrou os agradecimentos a todos que se dispuseram a atuar no Conselho para fortalecer a questão ambiental não só no município, mas em toda a região.
Brindes
E por fim, Boanerges Carneiro Jr., coordenador de responsabilidade sócio ambiental da ASTRAN, entregou aos sorteados do passeio ciclístico realizado no sábado (02) no São Bento Desaquece os cupons para que as bicicletas sorteadas pudessem ser retiradas na loja.
PrefeituradeSãoBentodoSul– JoberthKrause– MTB 4280/SC