sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

“AVES DO QUIRIRI” reúne 150 imagens de beleza natural

Pássaros Obra revela as espécies da região
“AVES DO QUIRIRI” reúne 150 imagens de beleza natural
Mariana Honesko Milis

Marcelo Hübel

“O mais importante é valorizar o ambiente em que elas estão”. A afirmação do biólogo Marcelo Hübel é, na verdade, uma das lições extraídas de um longo trabalho. Em parceria com o também biólogo Thiago Dreveck, Marcelo prepara para ainda este mês o lançamento da primeira obra do Planalto Norte que reúne informações, técnicas e imagens de cerca de 150 aves nativas. A publicação resultado de estudos de avifauna, se transformou em uma coletânea de imagens e um referencial na identificação de espécies.
O livro “Aves do Quiriri”, faz referência às espécies encontradas nos municípios de São Bento do Sul, Rio Negrinho, Campo Alegre e Corupá, integrantes do consórcio ambiental. As unidades de Conservação criadas por Lei Municipal foi o principal palco da ações. “Mas fizemos observações em outros locais de Conservação são áreas que têm tendência para melhorar sempre”, comenta Marcelo.

INÍCIO
Para Marcelo, a observação de aves é uma paixão antiga. Os primeiros registros fotográficos começaram em 1999. Um trabalho desenvolvido por mais de dois anos, em uma fazenda, que analisou a relação da colheita de Pinus com a vida e costumes das aves, despertou a vontade de explorar ainda mais o tema. Desde então, centenas de fotos foram feitas e no livro as 150 melhores serão publicadas. “Bater uma foto boa, de aves, é um grande desafio”, diz
Marcelo Hübel
As tentativas e vontade de acertar renderam um grande acervo. “Tanto que das cerca de 200 espécies catalogadas, temos imagens de quase todas”, avalia, No processo de observação, mais do que olhos atentos, os ouvidos entram em ação, O sentido ao longo do processo, fica mais aguçado e até piados suaves são facilmente percebidos pelo profissional. Mais do que registrar espécies comuns na região. Marcelo e Thiago publicam fotos de aves raras, ameaçadas de extinção. É o caso do papagaio-de-peito-roxo e do gavião-pombo-pequeno. “E as gotos destas duas aves estão no livro”, anuncia.

GUIA
A Obra é direcionada para quem realmente gosta de apreciar, sem agredir, a natureza. O livro, além e registrar as imagens das espécies da região, reúne dicas para uma boa observação. “Nós falamos sobre a vestimenta adequada, as técnicas e sugestões até de outros livros para serrem usados neste processo”, revela Marcelo. Estar com outras obras nas mãos, aliás, é uma das recomendações do biólogo aos que têm interesse na prática. “Porque a pessoa pode comparar a imagem do pássaro com a foto no livro. Em outro, ela lê sobre a espécie, É importante até levar mais de um livro junto nas observações”, sugere.
Diferente doque ocorre em outros países, no Brasil, a observação de aves é ainda pouco praticada. “Geralmente ela acontece mais na região da Amazônia”, diz o biólogo. Em São Bento, no entanto, há espaço e subsídios para que a prática ganhe mais adeptos. Segundo Marcelo, já se estuda a reunião de observadores em um mesmo grupo, para saídas a camo e discussões sobre a arte “Porque a prática da observação é também um momento de relaxamento, de distração. Não gosto de pescar mas acho que é a mesma sensação de quem gosta” compara.

A OBRA
“Está no forno e ainda neste mês deve ser publicada”. O anúncio, cheio de empolgação do biólogo, revela o caminho da mil cópias que até o final de fevereiro, devem estar em circulação. Neste momento, os autores negociam valores e prazos com as gráficas. A diagramação do livro está nas mãos da equipe da impulso Comunicação.
Os custos da obra é uma parceria entre algumas empresas de São Bento. A proposta sugere reverter a contribuição financeira para causas sociais. “Das mil cópias, 500 serão doadas. Trezentas delas vão para as bibliotecas e as outras para instituições sem fins lucrativos”, explica Marcelo. Nestas entidades, a proposta é que elas mesmas vendam os livros e fiquem com o dinheiro, já que são mantidas por ações voluntárias.
Os biólogos e agora autores, já visualizam novos projetos. A segunda edição do livro já começa a ser desenhada. “ Será como um degrau a amis para a observação das aves”, explica Marcelo.

INGREDIENTES
Sites especializados na observação de aves apontam que a atividade é crescente: hoje, cerca de 63 milhões de pessoas observam os pássaros. Quem tem vontade de iniciar a prática precisa ter nas mãos equipamentos apropriados. Especialistas sugerem o uso de binóculo, com aumento entre oito e dez vezes, caderneta de anotações para descrição da espécie, visão e audição atentas, paciência e boa vontade

Mariana Honesko Milis




Fonte: A GAZETA: 2 de fevereiro de 2012