terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann apresenta nova exposição

03/02/2012 15:50

Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann apresenta nova exposição





São Bento do Sul - Inaugurado recentemente, o Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann já passa por mudanças em sua exposição. Novas peças taxidermizadas provenientes do Capão da Imbuia, de Curitiba, fazem parte da exposição. São mamíferos como o tamanduá-mirim, cachorro-do-mato e capivara que fazem parte do acervo, juntamente com outras espécies como o puma, gavião-pega-macaco, garças, entre outros. Já nas cubas de vidro que classificam a fauna por classes, consta como novidades, o bugio e a tartaruga marinha.


 Desde a inauguração, em dezembro de 2011, já passaram pelo Museu mais de 450 visitantes, sendo um da cidade de Arequipo, no Peru, e das cidades de Nova Londrina, Curitiba, Araucária, Joinville, Almirante Tamandaré, Alta Graças, Tijucas do Sul, Itapema, São Francisco, Rio de Janeiro, Petrópolis, Linhares, Jaraguá do Sul, Montenegro, Piên, Campinas, Porto União, Indaial, Caçador, Campo Alegre, Rio Negrinho, Quilombo e Jundiaí, além de vários visitantes de São Bento do Sul.
No museu constam, até o momento, 5.243 peças no livro tombo e compõem seu acervo, constando diferentes elementos do meio ambiente, sendo destaque as variadas espécies de borboletas, que passam de 4000 exemplares. Existem ainda peças emprestadas, como a onça-pintada, na sala dos vertebrados, último registro do Planalto Norte Catarinense.
O Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann, em parceria com o Museu Histórico Dr. Felippe Maria Wolff, já definiu a participação na Semana de Museus, nos dias 14 a 20 de maio. “As atrações são direcionadas para divulgar os museus, envolver e aproximar a comunidade nos aspectos culturais e ambientais. Neste ano o tema é “Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações”, explica o diretor de Meio Ambiente, Marcelo Hübel.