quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Plano de Manejo da APA Rio Vermelho Humbold é publicado

31/01/2012

Plano de Manejo da APA Rio Vermelho Humbold é publicado

O município de São Bento do Sul tem sido considerado destaque na área ambiental, recebendo a visita de representantes de diversos municípios do estado para conhecer e verificar o Plano de Manejo regulamentado em São Bento do Sul.



O prefeito Magno Bollmann faz questão de destacar o trabalho da equipe que em três anos concluiu os trabalhos do plano de manejo da APA – Área de Preservação Ambiental Rio Vermelho/Humbold, e tornou-a realidade no município, destacando inclusive sua regulamentação, em Lei Municipal através da assinatura do Decreto nº 0944, em dezembro de 2012.

“Para São Bento do Sul é um orgulho e um marco histórico podermos contar com um plano de manejo regulamentado. Diversos municípios nos visitam para conhecer o nosso modelo e os programas aqui desenvolvidos, somos referência”, disse Magno.

Trabalho

O trabalho desenvolvido por uma equipe de diferentes especialistas oportunizou todos levantamentos sociais, econômicos e ambientais. Com a conclusão do plano a Unidade de Conservação passa a ser realidade, com proposição dos programas que foram sugeridos pela sociedade durante as oficinas que ocorreram em Rio Vermelho, Rio Mandioca e Rio Natal, além de diferentes informações importantes que garantem a manutenção do meio ambiente, e o desenvolvimento da sociedade.

A empresa Ecossistema, executora do Plano, entregou três vias encadernadas do Plano de Manejo da APA Rio Vermelho Humbold. Destas, uma cópia ficará no controle interno da Prefeitura, anexo ao decreto, outra no Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann e uma terceira cópia foi entregue na Biblioteca Pública Municipal Luis de Vasconcellos, onde Marcelo Hübel entegou diretamente à coordenadora da biblioteca Eliane Pfeiffer Fontana.

Segundo o diretor de meio ambiente e biólogo Marcelo Hübel. "Nosso propósito é disponibilizar o material para o público, proporcionando que pesquisas acadêmicas possam ser realizadas em cima dos trabalhos desenvolvidos aqui em São Bento do Sul”, disse.

Outros exemplares também serão encadernados e disponibilizados para as bibliotecas das universidades Univille, UnC e UDESC que são conveniadas com o Museu Natural, além do Consórcio Intermunicipal Quiriri. O Departamento de Meio Ambiente também disponibilizará o material em arquivo digital que pode ser consultado na Biblioteca Pública.





Fonte: Prefeitura de São Bento do Sul – Joberth Krause – MTB 4280/SC
Fone 3631-6154 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br