terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Ecotrilha é revitalizada

03/02/2012 15:08

Ecotrilha é revitalizada

São Bento do Sul - Nesta semana, equipe do Departamento de Meio Ambiente, em parceria com a secretaria de Obras, realizou limpeza da trilha ecológica do programa Ecotrilha, localizada no Parque Marista, em anexo a sede do Grupo Escoteiro Desbravador.
 Nos 192 metros da trilha é possível observar diferentes espécies de vegetais, mas as plantas mais apreciadas são a erva-mate, sassafrás, bracatinga, jerivá e araucária, pelas diferentes importâncias que exercem no ambiente, seja por serem pineiras, fornecedoras de abrigo e alimento, ou pela importância econômica atual ou que marcou história. Com um pouco de sorte os visitantes conseguem observar jacus, serelepe e aves de pequeno porte. As visitas ocorrem em grupos que podem ter ou não a presença de monitor, ficando o espaço para o desenvolvimento de práticas dos programas escolares ou institucionais.
 No percurso são apresentadas cinco peças de concreto com a pegada de mamíferos e placas de identificação. Um anfiteatro com toras de eucalipto serve de ponto de parada para apreciação da natureza e orientação da interrelação do ecossistema.

 “Diversas escolas já passaram pela Ecotrilha, retornando às unidades com muita informação observada e percebida na prática, seja pelo contato direto com o meio, pelas informações, ou ainda pelas cinco dinâmicas desenvolvidas” conta o diretor de Meio Ambiente, Marcelo Hübel, completando: “Na próxima semana, 12 professores da escola Colégio Global conhecerão a trilha para contar o potencial do local em seu planejamento anual. Também o Sesc utilizará o espaço para práticas de recreação e educação ambiental, com cerca de 30 alunos”.

Fonte:http://www.cezarmiranda.com/novo/noticia.php?id=43069