terça-feira, 25 de setembro de 2018

Livres em seu habitat


Segundo monitoramento da soltura de aves

No final de semana foi realizado o segundo monitoramento das aves soltas na Fazenda URVE, área inserida na APA Rio Vermelho Humboldt, em Rio Natal. A soltura de 59 aves, sendo 45 de psitacídeos, que pertencem a mesma família dos papagaios, ocorreu em julho deste ano.

Segundo o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Marcelo Hübel, no dia 14 de agosto foi realizado o primeiro relatório pós soltura, importante mecanismo de controle e conhecimento do comportamento de dispersão das aves. E, no dia 22 de setembro, ocorreu o segundo monitoramento e com resultados bem satisfatórios. “Nas proximidades do local foram vistos apenas dois tucanos anilhados com a identificação do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres. Outras aves avistadas no primeiro monitoramento já estão mais distantes do ponto de soltura, mostrando um resultado esperado”, disse.

Marcelo Hübel - Monitoramento de avifauna na APA Rio Vermelho Humboldt


Neste ano ainda está previsto mais um monitoramento e após esta última fase é possível agendar outra data para uma terceira soltura de aves. “A primeira soltura teve como apoiador no pagamento dos exames das aves a COMFLORESTA. Já a segunda soltura teve apoio financeiro da ASTRAM”, destacou o diretor.

Solturas - A primeira soltura de aves em São Bento do Sul, intermediada pela Prefeitura, ocorreu no dia 10 de julho de 2017, com 32 aves. Foram soltos 2 sabiás-preta, 4 sabiás-coleira, 1 sabiá-laranjeira, 2 sabiás-poca, 1 trinca-ferro, 1 tangará-dançarino, 2 coleirinhos, 2 curiós, 1 pintassilgos, 1 saíra-sete-cores, 1 tié-preto e 14 tucanos-de-bico-verd. “Os destaques nesta soltura foram o tucano-do-bico-verde, por ser símbolo da fauna de São Bento do Sul, e o curió que está criticamente ameaçado de extinção na lista do CONSEMA nº02 06/12/2011”, contou Marcelo.
Esta soltura também foi marcada pelo sucesso do acasalamento de um tucano-de-bico-verde anilhado, portanto solto na natureza, com um tucano-de-bico-verde selvagem. “Este é o melhor resultado que se pode esperar desta ação”, comentou.

Esta primeira soltura apresentou três monitoramento de campo e após estas fases foi possível agendar outra soltura de aves, que ocorreu em julho.
Foram soltos na segunda ação: 14 tucanos-de-bico-verde, 3 periquitões-maracanã, 4 periquitos-verde, 24 tiribas-de-testa-vermelha e 14 maitavas-verde.
A maior parte das aves foi produto das apreensões realizadas pela Polícia Militar Ambiental, que leva as aves para o Centro de Triagem de Animais Silvestres, de Florianópolis, sendo administrado pela R3 Animal, que participa de resgates, reabilitação e reintrodução de espécies nativas. 
--
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de São Bento do Sul