terça-feira, 4 de setembro de 2018

Exposições Festivas – Arte e Museu - São Bento do Sul 145 anos


Exposições Festivas – Arte e Museu

O aniversário de São Bento do Sul é comemorado com muitos presentes para seus moradores. Neste mês de setembro o Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann ocorrem duas exposições paralelas. No primeiro piso estão obras da Associação São Bentense de Artistas Plásticos com obras de Miriam Kollross, Suely Ehrl, Edith Zschoerper, Isabel Lacerda natschel, Elésia Mazon da Maia, Dalva Haenisch, Lia Grossskopf, Neide Radoll, Sirlene B. S. Rosá e Deise Balestrim. São artistas consagrados com suas técnicas em pintura que expressão paisagens, pessoas, objetos, que encantam aos olhos pela perfeição de seus traços e expressões. As obras podem ser adquiridas pelos seus autores. No piso superior a artista plástica Astrid Lindroth apresenta o Projeto Artístico e Histórico “Marcas Humanas” retratando São Bento do Sul, com desenhos feitos com bico de pena, na técnica de pontilhismo. As fotos originais são da Foto Metzger. São 16 obras numeradas e que também estão a venda ao preço de R$ 300,00 o volume reproduzido em serigrafia.

Local
Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann
Rodovia dos Móveis - SC 418, nº 15 - Bairro Oxford
Data
01/09/2018 até 30/09/2018

Horário de atendimento
Segunda-feira até sexta-feira das 8:00hs às 12:00hs - 13:30hs às 17:00hs
Sábados das 9:00hs às 12:00hs – 13:00hs às 17:00hs
Feriado do dia 7 de setembro das 9:00has às 12:00hs – 13:00hs às 16:00hs
Domingos das 8:00hs às 12:00hs – 13:00hs às 17:00hs

Associação São Bentense de Artistas Plásticos com obras de Miriam Kollross, Suely Ehrl, Edith Zschoerper, Isabel Lacerda natschel, Elésia Mazon da Maia, Dalva Haenisch, Lia Grossskopf, Neide Radoll, Sirlene B. S. Rosá e Deise Balestrim.


Exposição de Desenhos - Artista Plástica: Astrid Lindroth


Relato das Exposições - Marcas Humanas

Projeto Artístico e Histórico

Exposição de Desenhos - Artista Plástica: Astrid Lindroth



Astrid iniciou o primeiro desenho da série Marcas Humanas com o casarão de seus avós maternos, que residiam em Corupá, sua cidade natal. A artista resolveu estender seu trabalho abrangendo inicialmente as cidades de Corupá, Rio Negrinho e São Bento do Sul.
Iniciou a pesquisa direcionada ao levantamento de fotos. Em Rio Negrinho, foi à rua com sua máquina fotográfica e registrou algumas fotos de edificações ainda existentes, mas, procurando algo mais histórico, foi ao Museu Carlos Lampe, e o Sr. Gentil Schwartz (in memoriam), indicou a visita a Weick Fotos, aonde nos arquivos, poderia encontrar registros de Erich Weick. Foi aonde adquiriu muitas fotos históricas, tendo também colaboração de particulares. Na cidade de Corupá, na época, com auxílio de Maria Aparecida (Cida), conseguiu reunir registros antigos que acrescentou com o próprio arquivo familiar. Em São Bento do Sul, visitou o Arquivo Histórico, e a Sra Zenaide indicou Foto Metzger, para adquirir fotos daquela cidade.
Os desenhos foram elaborados na técnica bico de pena, pontilhismo.
Em 2002, Astrid realizou a primeira exposição MARCAS HUMANAS - CORUPÁ, a convite da Secretária de Educação e Cultura, Maria Bernadete Hilbrecht, na inauguração do Centro Cultural de Hansa Humbold. A exposição foi um sucesso. As 15 obras foram adquiridos pela Prefeitura de Corupá, para serem acervo do Centro Cultural, e a artista fez a doação de mais uma obra, totalizando a série com 16 obras.
Astrid continuou seu trabalho, desenhando residências de São Bento, e de Rio Negrinho. As três cidades, totalizaram 58 obras.
No projeto Marcas Humanas de Rio Negrinho, surgiu uma nova ideia, por sugestão de Lisete Mariani, a elaboração de reproduções dos desenhos em serigrafias, para uma maior popularização e barateamento no custo de venda das obras. O teste foi realizado e aprovado pela artista. Os próprios desenhos originais serviram como matriz para a elaboração das telas em serigrafia. Lisete e Gilson foram responsáveis na elaboração geral das 2600 reproduções de Rio Negrinho.
Astrid iniciou a elaboração das embalagens para proteção das reproduções, nas quais registrou os desenhos com pequenas legendas históricas, conseguidas através de pesquisa que realizou com pessoas. Levantamento esse um pouco difícil em alguns casos, pela dificuldade das pessoas em reviverem lembranças de registros, como datas e pessoas que residiam nos locais.
A artista produziu 26 desenhos de Rio Negrinho, que ao reproduzir, dividiu em dois volumes, cada volume contendo 13 desenhos numerados e assinados, que estão à venda com a artista ou em exposições itinerantes, aonde a exposição está ocorrendo.
A exposição MARCAS HUMANAS - RIO NEGRINHO aconteceu dia 13 de agosto de 2005, nas dependências da Sociedade Musical, organizado pela artista, depois seguiu itinerante, no Museu Carlos Lampe e outros locais. Obteve apoio da Fundação M. de Cultura na abertura da exposição e no Museu. A Artista doou duas coleções, volumes das reproduções, para a Prefeitura e para o Arquivo Histórico, totalizando 52 reproduções doadas. Os originais continuam nos arquivos técnicos da artista.
Na sequência a realização da exposição MARCAS HUMANAS - SÃO BENTO DO SUL aconteceu dia 15 de setembro de 2005, realizada em parceria com Prefeitura Municipal de São Bento do Sul, que adquiriu as 15 obras e permitiu a artista elaborar reproduções em serigrafia das obras. A artista dou uma obra à prefeitura, como fez em Corupá, na compra das 15 obras.
Os 16 desenhos foram reproduzidos em um volume, que também se encontram a venda.
Na época, Astrid obteve um auxílio para a realização da exposição, do então prefeito o Sr. Fernando Mallon, funcionários como Antônio Peres do setor de comunicação da Prefeitura, de Zenaide e Vera, do Arquivo Histórico, no levantamento de dados históricos com José Kormann, Marília Maciel, Traudy e demais funcionários da Fundação de Cultura, no apoio da organização, montagem e outros colaboradores.
Continuando na pesquisa Astrid realizou o levantamento fotografico de edificações da cidade de Joinville, faltando reproduzir as obras e realizar a exposição.
As exposições Marcas Humanas continuarão seu percurso, futuramente o Projeto Artístico e Histórico de Astrid Lindroth, se realizará em outras cidades, deixando para a memória de cada local, a sua arte, a sua marca.


Arquivo da Artista Plástica

MARCAS HUMANAS

PROJETO ARTÍSTICO E HISTÓRICO

Exposição de Desenhos

Artista Plástica - ASTRID LINDROTH



MARCAS HUMANAS – São exposições, que apresentam desenhos em bico de pena, pontilhismo, reproduzindo residências, construções que contam a história da cidade.
MARCAS HUMANAS – apresenta um conjunto de exposições onde o tema central, são edificações históricas de Corupá, Rio Negrinho, São Bento do Sul e futuramente outros municípios.
A exposição lembra, relembra e vivencia momentos que com certeza transformam, em presente e futuro, um relato da história, de pessoas e de suas marcas.
São marcas humanas deixadas ao edificarmos a moradia que abrigou ou ainda abriga nossa existência.
MARCAS HUMANAS – CORUPÁ – SC – Acervo composto de 16 desenhos, apresentados a comunidade na data de 05.07.02 (Aniversário do município).
MARCAS HUMANAS – RIO NEGRINHO – SC – Acervo composto por 26 desenhos, reproduzidos em serigrafia, em dois volumes, cada um contendo 13 obras, numeradas e assinadas pela artista. Apresentados na data de 13.08.04
MARCAS HUMANAS – SÃO BENTO DO SUL – SC - Acervo composto por 16 desenhos, reproduzidos em serigrafia, em um volume com as obras numeradas e assinadas pela artista. Apresentados na data de 15.09.05 (Aniversário do município).


PRESERVE A HISTÓRIA DE SUA CIDADE



Astrid Lindroth

Nascida Corupá / SC – 1951. Cursou EMBAP/ Escola de Música e Belas Artes Pr.; Participou mais de 150 exposições de artes plásticas, Alemanha, Brasil, em coletivas de arte, 15 exposições individuais, salões; participou e fez cursos, palestras, oficinas de arte, atuante na cultura em Joinville, Rio Negrinho e estado; Diretora Cultural da FMC de RN de 1997 a 1998; Foi participante Conselho M. de Cultura RN; Diretora e professora Astrid Espaçoarte / RN; Executou o Mural ENGRENAGEM, 30m2, Homenagem Móveis Cimo / 2015; Criou o Projeto Artístico e Histórico Marcas Humanas, pesquisa histórica, desenhos de edificações de cidades; Trabalha desde 1975 com desenho, grafite, bico de pena (pontilhismo), esculturas, outras formas de arte; Acervo Museus: Museu de Arte de Joinville MAJ SC, Museu do Mar São Francisco do Sul SC; Empossada Academia PARANOCATARINENSE de Letras / Cadeira 27/ 2004; Empossada Academia de Letras do Brasil SC - Seccional Rio Negrinho SC - Cadeira 05/ 2018; Referências Bibliográficas: Indicador Catarinense Artes Plásticas 1988 / 2002 e 2010; Poesias nas Antologias Poéticas Del’Secchi – Vol III – IV – V – VI; Antologia Brasileira Diamantes Vol I e III de Fídias Teles; Livro Coletiva Artistas de Joinville – Neri Pedroso / 2012; Artista plástica, mestre em Reiki, professora, poetisa.
Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann
Rodovia dos Móveis - SC 418, nº 15 - Bairro Oxford