quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Consórcio Quiriri entrega projetos de licenciamento ambiental para os municípios

Chegamos na reta final para o licenciamento ambiental ser uma realidade, uma ação importante para a preservação do meio ambiente e para o desenvolvimento econômico. Falta pouco.

O licenciamento ambiental criou corpo e sinais de concretização em 2017 quando então completava 20 anos de atuação


Consórcio Quiriri entrega projetos de licenciamento ambiental para os municípios

A manhã desta quarta-feira, 19, foi considerada histórica para os municípios que integram a região do Consórcio Intermunicipal Quiriri.

Na especial ocasião que contou com as presenças do prefeito de Rio Negrinho Julio Ronconi, prefeito de São Bento do Sul, Magno Bollmann, prefeito interino de Campo Alegre Sebastião Vendelino Kons e do vice prefeito de Corupá Arno Neuber, o Consórcio Quiriri entregou aos prefeitos o projeto do que será a lei para regulamentar o licenciamento ambiental através do Consórcio Quiriri para os quatro municípios.

O momento foi considerado histórico pelo fato dos municípios aguardarem por esta iniciativa há alguns anos.

O documento entregue aos municípios durante Assembléia do Consórcio realizada no auditório da Promosul em meio ao ENIT, é o que será o projeto de lei que, após análises do texto pelas Prefeituras, nas secretarias de Finanças e Procuradoria, será encaminhado para apreciação e aprovação nas Câmaras Municipais de Vereadores.

Todo o estudo e elaboração do documento foi realizado pelo advogado Manolo Del Olmo, da Del Olmo Advogados Associados, empresa vencedora da licitação para elaboração do processo de licenciamento ambiental através do Consórcio Quiriri. Durante a reunião inclusive, o advogado Manolo Del Olmo apresentou um release em vídeo sobre toda a construção da documentação que culminou no texto do projeto de lei encaminhado aos municípios.

Após aprovação nas Câmaras dos quatro municípios, oficialmente o Consórcio Quiriri poderá realizar os licenciamentos ambientais na região.

Para que o trabalho seja realizado, uma equipe de profissionais foi composta com servidores cedidos ao Consórcio, e que iniciarão os trabalhos tão logo os projetos de lei estejam aprovados.

A equipe é formada pelos seguintes profissionais:

Kaandra Werner, engenheira ambiental - Prefeitura de São Bento do Sul
Luiz Martins Gonçalves neto, biólogo - Prefeitura de Corupá
Carlos Henrique Reitz Arakaki, engenheiro civil - Prefeitura de São Bento do Sul
Alan Ferraz Lemke, engenheiro agrônomo - Prefeitura de São Bento do Sul
Eloah Talisse Kresko, gestora ambiental - Prefeitura de Rio Negrinho

Na ocasião o prefeito de Rio Negrinho Julio Ronconi, que presidia a reunião, enfatizou este especial momento: "este momento é histórico, pois os municípios aguardam há anos pela possibilidade de se realizar aqui mesmo os licenciamentos ambientais, o que proporcionará maior agilidade aos processos e contribuirá para o desenvolvimento da região", disse.

O prefeito Magno Bollmann descreveu este como um momento ímpar para o Consórcio Quiriri. "Nós trabalhamos muito para que este momento se concretizasse. Trata-se da materialização de um grade desejo dos quatro municípios, e que só foi possível graças a grande parceria e união dos quatro municípios. É um momento ímpar e que beneficiará muito a nossa região", disse Magno, que comemorou muito este momento.

Joberth Krause – MTB 4280SC