quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Jardim Botânico Em São Bento do Sul - Reunião com a RBJB


Reunião trata sobre a implantação do Jardim Botânico

A implantação do Jardim Botânico está começando a se aproximar da realidade em São Bento do Sul. Na quinta-feira (30), no gabinete do prefeito Magno Bollmann, aconteceu a 4ª reunião para tratar de assuntos relacionados ao Jardim Botânico, um projeto voltado para a saúde, lazer, cultura, educação ambiental, estudo/pesquisa e a preservação/conservação do meio ambiente.
Um marco importante considerando a aproximação da reunião da FETEP concretizando a doação do espaço, que resultará na assinatura do Decreto de criação do Jardim Botânico, com uma identidade inovadora para o Brasil pela junção do apoio tecnológico com o Poder Público.
O presidente do Comitê Executivo da Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB), João Neves Toledo, fez questão de parabenizar a equipe da Prefeitura pela iniciativa. “Fico muito feliz em presenciar esta iniciativa. São Bento do Sul está implantando um Jardim Botânico, e está começando de maneira correta, tendo em vista que é preciso dar um passo de cada vez para que o projeto saia do papel”, disse o presidente.
Marcelo Hübel na futura área do JB
Para o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, o biólogo Marcelo Hübel, é importante frisar que o Jardim Botânico terá um apelo de conservação, turismo, laser, cultura, educação ambiental e saúde. “Realizamos todo o processo necessário para a implantação do espaço, e com a ajuda da Rede, teremos muito sucesso nesse projeto”, completou Hübel.
De acordo com o prefeito Magno Bollmann, São Bento do Sul já é privilegiada pelo fato de a questão ambiental estar sempre em evidência. Magno lembrou da importante participação do Consórcio Intermunicipal Quiriri para contribuir com o projeto, citando ainda a Área de Preservação Ambiental – APA.



“São ideias que com certeza serão incorporadas. Esse é o caminho que temos que seguir, mas vai depender de cada um de nós para que as coisas aconteçam”, disse o prefeito. Conforme Magno, o Jardim Botânico agregará uma série de outros trabalhos, ultrapassando todas as expectativas.
Após a reunião no gabinete, a comitiva da Rede visitou o Museu Natural, onde elogiaram os trabalhos de exposição, dos projetos e da implantação do JB. Com a implantação, São Bento do Sul será o quarto município do Estado com Jardim Botânico. Existem outros em Florianópolis, São José e Joinville. Todos implantados recentemente.

O encontro ainda contou com a presença da dra. Karin Esemann de Quadros (JB da Univille), Zenaide Nunes e Juvenal (JB de Recife) e Sergio Stähelin (JB de São José), Leoni Fuerst, do Consórcio Quiriri, Osmar Mulbauer e Osvalmir Tschoeke, da Fetep, Jonathan Roger Linzmeyer, da Acisbs, Nilson Riveiro, da Udesc, Zenório Piana (AJBF – Florianópolis), Alisson Hastreiter, secretário de Agricultura, Luiz Claudio Schuves, secretário de Planejamneto e Urbanismo, Alessandro Javaski, do IFC, Joyce C. Z. Fietz, do Senai, Eduardo Alexandre de Oliveira, da Unisociesc, Henrique de Oliveira, do IFC, Samuel Henrique, do IFC, Ana Carla Prade, da Farmácia Viva e Claudete Redlich, do Samae. Ricardo Baum



PARTICIPANTES

Magno Bollmann - PMSBS - PREFEITO
Osmar Mülbauer - FETEP
Jonathan R. Lintzmeyer - ACISBS
Leoni Fuerst - CIQ
Nilson R. Modro - UDESC
Alisson A. Hastreiter - PMSBS - SEMAM
Luiz C. Schuves - PMSBS 
Osvalmir Tschoek - FETEP
Alessandro Janoski - IFC
Joyce C Z Figtz - SENAI
Eduardo A de Oliveira - UNISOCIESC
Henrique V de Oliveira - IFC
Samuel H. Werlich - IFC
Ana C. Prade - PMSBS - SEMOS
Paulo Schwirkowski - SAMAE
Claudete S. Redlich- SAMAE
Édina C. Weber - PMSBS - SECON
João Neves Toledo - RBJB - PRESIDENTE
Zenaide Nones Magalhães - RBJB - JB RECIFE
Sérgio Stähelin - RBJB - JB SÃO JOSÉ
Zenório Piana - AJBF - FLORIANÓPLOIS
Karin E. de Quadros - RBJB - JB UNIVILLE
Marcia P. Hoeltgebaum - AJBF
Juvenal D. A. Filho - RBJB
Roger J. Flesch - AJBR - FLORIANÓPOLIS
Sergio L. Zampieri - AJBF - FLORIANÓPOLIS
Marcelo Hübel - PMSBS - SEMAN