Monitoramento de aves soltas na APA
No mês de julho foi realizada a soltura de 59 aves nativas na APA Rio Vermelho Humbold, em uma fazenda de 741 hectares de área protegida ambientalmente e com vigilância do patrimônio. As aves foram apreendidas pela Polícia Militar Ambiental e reabilitadas pela R3 ANIMAL, com subsídios financeiros do IMA, sendo o único centro de triagem do Estado de SC. O evento organizado pela Prefeitura de São Bento do Sul, foi marcado pela participação do público, consórcio, associações, universidades, clubes de serviços e teve dois grandes apoiadores, sendo a ASTRAM (Associação de Transportes) e a URVE (Usina Rio Vermelho de Energia Ltda.
Após a soltura são realizados pelo menos 3 monitoramentos de acompanhamento da distribuição das aves. Nos primeiros dias foram deixadas frutas em tratadores improvisados. No dia 14/08/2018, o monitoramento foi realizado pelo reconhecimento auditivo e visual, com auxílio de binóculos 7X35. Já no início do dia foram realizadas vistorias no local em até 1000m de raio em relação ao ponto da soltura, com caminhadas no entorno pelas estradas e até com caminhadas pelo sub-bosque.
Na estação de inverno, predominam os bandos mistos das aves, situação que é diferente para os tucanos e psitacídeos, que formam bandos da própria espécie. Foram observados 1 bando de Psittacara leucophtalmus – periquitão-maracanã com 3 indivíduos que sobrevoaram o local exato da soltura, em cerca de 20 metros de altura do solo, mas não pousaram no local. Também foi visto 2 bandos de Pyrrhura frontalis – tiriba-de-testa-vermelha e ouvido outro que passou a mais de 500 m do local. Um dos bandos apresentava 6 aves juntas e outras 3 aves em voos próximos com rasantes de aproximação e afastamento. Foi visto um bando de 7 Pionus maximiliani – maitava-verde. Também foi ouvido um tucano-de-bico-verde, mas não foi visualizado. Contudo não é possível afirmar que estas aves correspondam com as soltas no dia 24 de julho de 2018.
Também foram observadas 6 aves próximas da sede da fazenda que estavam forrageando a floresta ou ainda frequentando o tratador de frutas e sementes. “Foi reconhecido um tucano-de-bico-verde anilhado, buscando seu alimento em uma árvore, situação de satisfação, pois a grade não é mais o limite” Marcelo Hübel. Os próximos monitoramentos devem ocorrer para constatar a forma de dispersão das aves e conquista do habitat.
ESPÉCIES QUE FORAM SOLTAS
14 – Ramphastos dicolorus – tucano-de-bico-verde;
3 – Psittacara leucophtalmus – periquitão-maracanã;
4 – Brotogeris tirica – periquito-verde;
24 – Pyrrhura frontalis – tiriba-de-testa-vermelha;
14 – Pionus maximiliani – maitava-verde.
Destas aves são destaques o tucano-do-bico-verde por ser símbolo da fauna de São Bento do Sul, Lei nº 2844 26/07-2011.