terça-feira, 24 de agosto de 2010

Conscientização para reciclagem é feita de casa em casa

24/08/2010

Conscientização para reciclagem é feita de casa em casa


Neste final de semana colaboradores do departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de São Bento do Sul e representantes da Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Wilfredo Weihermann, percorreram cerca de 75 residências, para incentivar e motivar os moradores a participarem do Programa de Associação de Reciclagem. O projeto visa  criar a rotina e o hábito de separar os materiais e encaminhá-los para os locais apropriados, onde possam virar renda e principalmente não agridam a natureza.

Nas visitas feitas de casa em casa, foram distribuídos folderes, e na oportunidade   repassadas explicações sobre as vantagens do programa e a forma de participar. O principal propósito do programa é fortalecer a associação, contudo os resíduos que são reciclados podem ser lavados e entregues na sede da Associação. O volume gerado com o acúmulo de semanas é vendido e o valor é revertido em ações para a própria comunidade.

No folder ainda constam informações sobre os benefícios ao meio ambiente quando os materiais são reciclados, também demonstram alguns exemplos do que pode ser reciclado e o que não é aproveitado. Os moradores se mostraram envolvidos com o propósito da ação e todos disseram ter interesse em participar, sendo que alguns já vinham praticando a separação.

Materiais recicláveis

PAPEL – 1 tonelada de papel reciclado evita o corte de 15 a 20 árvores, economiza 50% de energia elétrica e 10mil m³ de água.
METAL – 1 tonelada de alumínio reciclado evita a extração de 5 toneladas de aço reciclado poupam 27kwh de energia elétrica.
PLÁSTICO – 100 toneladas de plástico reciclado evitam a extração de 1 tonelada de petróleo
VIDRO – 1 tonelada de vidro reciclado evita a extração de 1,3 toneladas de areia.

Disposição do Lixo que não é Lixo

Social - Os resíduos quando dispostos de forma errada causam danos a saúde das pessoas, sendo locais de atração de animais e vetores transmissores de doenças.
Ambiental - Os resíduos dispersos ao acaso, contaminam os recursos naturais: ar, água, solo. A degradação lenta dos mais variados materiais compromete o meio ambiente.
Econômico - O uso crescente do aterro sanitário aumenta o gasto do dinheiro público para manter ou ainda construir novas células.

Solução do problema

Social Os resíduos recicláveis quando devidamente separados, geram renda para a Cooperativa de Catadores de Material Reciclável de São Bento do Sul e Associação de Moradores .
Ambiental - Os resíduos quando reciclados reduzem a utilização dos recursos naturais na fabricação de novos produtos.
Econômico - O resíduo quando destinado para a reciclagem diminui o uso do aterro poupando o dinheiro público.





Prefeitura de São Bento do Sul – Luciane Nagorski