quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Apa agora conta com plano de manejo

11/08/2010

Apa agora conta com plano de manejo


Atualmente, 45% do território São Bento do Sul, ou 22 mil hectares, estão dentro da Área de Proteção Ambiental – Apa, do Rio Vermelho/Humboldt. Com mata atlântica nativa e várias nascentes de água, a região é conhecida pela sua beleza natural e pela preservação. Para garantir que tal área permaneça como destaque, porém permitindo a interação da comunidade atualmente inserida nesta região, a Prefeitura de São Bento do Sul deu início nesta quarta-feira, dia 11, ao Plano de Manejo da área.

O ato de lançamento do Plano aconteceu no Centro de Pesquisas Ambientais (Cepa) Rugendas, localizado na região de Rio Natal e dentro da Apa a ser beneficiada. Durante o ato, o prefeito de São Bento do Sul, Magno Bollmann, lembrou da criação do Consórcio Ambiental Quiriri, ainda em 1997, e que foi o responsável para que quatro unidades de conservação, incluindo a Apa são-bentense, foram criadas. “O resultado disso é um total de R$ 55.441,5 hectares de área definidos como Áreas de Preservação Ambiental”, descreveu Magno, que é o atual presidente do Consórcio Quiriri e que envolve os municípios de São Bento do Sul, Campo Alegre, Rio Negrinho e Corupá.

Para Magno, é de fundamental importância que a Apa tenha seu plano de manejo, para que ocorra o que ele descreve como sendo um trabalho harmônico entre homem e natureza. “Tem de haver o uso sustentável. Conservar a Apa é o maior legado que poderemos deixar para as futuras gerações”, enfatizou o prefeito.






Ao todo, a Prefeitura de São Bento do Sul investirá R$ 79.800,00 na elaboração do Plano de Manejo e a responsabilidade será da empresa Ecossistema, de Curitiba, vencedora do processo licitatório para a realização dos trabalhos. Parte dos recursos foram obtidos junto ao Governo do Estado. “Tivemos o apoio do Onofre Agostini, que quando Secretário de Estado de Desenvolvimento Sustentável, foi parceiro para que tais recursos fossem destinados a São Bento do Sul”, lembrou o vice-prefeito Flávio Schuhmacher.

O projeto do Plano de Manejo foi cadastrado em 2009 e teve a liberação dos recursos para a execução, conforme o Decreto nº 4340. A Apa do Rio Vermelho / Humboldt foi criada por Lei Municipal nº 246 de 14/08/98, através do Consórcio Ambiental Quiriri. O Plano de Manejo visa a regulamentação da APA e entre os benefícios prevê a proteção dos recursos hídricos, garantindo o abastecimento de água do município; a conservação dos recursos naturais; a preservação das paisagens cênicas; a conservação das culturas tradicionais e da cultura étnica, entre outras.

Nas atividades desenvolvidas na fase de estudos estão previstos: Avaliar os dados existentes relativos à unidade; Realizar saídas de campo visando o levantamento de dados físico, biológicos e sócio-econômicos na unidade; Elaborar os mapas temáticos necessários para o planejamento da unidade; Elaborar uma proposta de zoneamento e os programas pertinentes para a gestão, conforme o Roteiro Metodológico do IBAMA para APA's. Os trabalhos devem estar concluídos em seis meses, podendo ser a primeira Apa municipal regulamenta em Santa Catarina.


Prefeitura de São Bento do Sul – Fabiano Kutach - DRT/SC 02844 - JP