quarta-feira, 11 de agosto de 2010

APA contar com Plano de Manejo

11/08/2010

APA contar com Plano de Manejo


Acontece nesta quarta-feira, dia 11, às 10h, o lançamento do projeto de Plano de Manejo da Apa (Área de Preservação Ambiental) do Rio Vermelho/Humboldt, em São Bento do Sul. A ação é desenvolvida pela Prefeitura de São Bento do Sul e é inédita na região, consumindo recursos na ordem de R$ 78 mil para sua efetivação.

O ato acontecerá no Centro de Pesquisas Ambientais (Cepa) Rugendas, na localidade de Rio Natal, no interior do município. Durante o ato, será apresentado pelo Presidente do Consórcio Ambiental Quiriri e prefeito de São Bento do Sul, Magno Bollmann, os propósitos e intenções do Consórcio, perante a Apa. Na sequência, a bióloga Gisele Sessego, diretora da Ecossistema – empresa que desenvolverá as ações, demonstrará as ações de aplicação e resultados esperados.

Foram convidados para o ato diferentes lideranças, representantes de associações, conselhos, comitês, ONG's, comerciantes, empresários, poder público e a comunidade local. “A solenidade é aberta ao público interessado, sendo importante a participação social, visto que, além das ações definidas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC, o Plano de Manejo deve ser o reflexo das necessidades e diretrizes definidas pela própria comunidade”, explica o diretor do Departamento de Meio Ambiente,  Marcelo Hübel.

A Apa ocupa cerca de 45% do território de São Bento do Sul e os trabalhos devem estar concluídos em seis meses, podendo ser a primeira Apa municipal regulamenta em Santa Catarina. “Quando constituído deve proteger os ecossistemas, a biodiversidade, os recursos hídricos e a cultura social. Deve promover políticas públicas de melhoria da qualidade de vida e a sustentabilidade econômica das comunidades”, diz Marcelo.


Prefeitura de São Bento do Sul – Fabiano Kutach - DRT/SC 02844 - JP