segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Óleo de cozinha passa a ser usado na frota municipal

23/08/2010

Óleo de cozinha passa a ser usado na frota municipal


Nos próximos dias, o caminhão da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis, e uma camionete da secretaria de Obras de São Bento do Sul, passarão a rodar com o óleo de cozinha misturado ao diesel. O reuso do óleo vegetal será possível graças a uma ação da Prefeitura Municipal, em parceria com o Consórcio Ambiental Quiriri, e que visa evitar que o material seja lançado no meio ambiente.

Para iniciar o projeto, nesta sexta-feira, dia 20, aconteceu o lançamento oficial do processo de coleta e filtragem do óleo. O ato foi realizado na sede da Cooperativa, que será a responsável pelo processo, e contou com a presença do prefeito Magno Bollmann, secretários e demais entidades envolvidas.

Conforme o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de São Bento do Sul, Marcelo Hübel, o projeto de reuso do óleo de cozinha é uma parceria entre o Quiriri e as quatro prefeituras integrantes do Consórcio (São Bento do Sul, Rio Negrinho, Corupá e Campo Alegre), porém, o projeto terá início em São Bento do Sul. “Já iniciamos a coleta do óleo usado, com apoio das escolas”, explica o diretor.

Hübel conta que inicialmente será utilizado o óleo vegetal, na proporção de 5%, em uma camionete da secretaria de Obras e no veículo da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de São Bento do Sul, que será a responsável pela coleta do óleo nos pontos específicos que serão montados no município. “O óleo de cozinha pode ser usado puro, mas aí são necessárias alterações no motor dos veículos. Desta forma, optamos pela diluição de 5% junto ao diesel, pois desta forma não é necessária qualquer alteração nos veículos”, observa.

Além da economia com o combustível fóssil, o reuso do óleo vegetal nos veículos da frota municipal visa despertar – principalmente nas crianças e jovens – a consciência ambiental, já que um litro de óleo é capaz de poluir dez mil litros de água. Ele também faz um mal enorme ao meio ambiente se jogado pelo ralo da pia, pois provoca o entupimento das tubulações nas redes de esgoto, aumentando em até 45% os custos de tratamento. “Com o reuso, estes problemas não acontecerão”, frisa Marcelo Hübel.

O Projeto também segue as diretrizes da Lei nº 14.330, a qual dispõe do atendimento as necessidades de evitar a poluição de mananciais e solo; fortalece a educação ambiental e proporciona vínculo informativo com a população, sobre a importância de participação no programa. O intuito é minimizar a contaminação do óleo no meio ambiente, e assim  fortalecer a prática da reciclagem, e ainda colaborar com a rentabilidade econômica e estimular o cooperativismo.

A atividade de coleta e beneficiamento do óleo atende as necessidades de concordância ambiental com a FATMA, apresenta ART e Certidão atualizada. As unidades escolares foram propositalmente o primeiro público envolvido, onde foram distribuídos 97 galões.

Para o prefeito Magno Bollmann, é uma grande satisfação ver o projeto tornar-se realidade. “Isso era um sonho, e que finalmente está se concretizando. A ação, apesar de estar acontecendo em São Bento do Sul, deverá envolver também os demais municípios do Consórcio Ambiental Quiriri e, também, tornar-se referência a outras cidades”, destacou Magno.

Como participar


Para participar basta colocar o óleo vegetal em garrafas pet, fechar e disponibilizar na coleta seletiva. Nos próximos meses, serão instalados postos de coleta em locais estratégicos de maior circulação ou fácil acesso. As pessoas que desejarem, também poderão encaminhar o material diretamente na Cooperativa localizado no bairro Brasília, fundos da Estação de Tratamento do Samae.





Fique atento para os dias da Coleta Seletiva
Segunda-feira – Centro
Terça-feira – Cruzeiro, Oxford, Boehmerwald, Alpino, Lençol (até a rua Castelo Branco)
Quarta-feira – Progresso, Centenário, Brasília, Bela Aliança, Mato Preto, Dona Francisca
Quinta-feira – Colonial, 25 de Julho, Rio Negro, Schramm, Rio Vermelho Povoado e Estação.


Prefeitura de São Bento do Sul – Fabiano Kutach - DRT/SC 02844 - JP