segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Conrado Liebl como opção para caminhadas

16/08/2010

Conrado Liebl como opção para caminhadas


Uma via plana, com calçada, ciclovia, e toda arborizada. Este deve ser o futuro da rua Conrado Liebl, no bairro Serra Alta, em São Bento do Sul. Atualmente o local já é utilizado por moradores para caminhadas e, se depender da atual administração, a via ficará ainda mais convidativa aos passeios e exercícios físicos.

Para isso, a Prefeitura de São Bento do Sul já fez o plantio de centenas de árvores do tipo Tipuana tipu. “Elas são ideais para o plantio em vias públicas, já que dão uma excelente sobra”, disse o prefeito Magno Bollmann, que na última sexta, dia 13, esteve no local com o diretor de Meio Ambiente, Marcelo Hübel.

As árvores plantadas no ano passado, com a adubação adequada, proporcionaram a formação do sistema radicular, e na próxima primavera ocorre o crescimento da árvore em maior velocidade. “Em oito anos as árvores devem estar com cerca de oito metros de altura, e com uma copa que se estenderá em toda a rua, proporcionando sombra no verão e entrada de sol no inverno, condição adequada para a prática de exercícios, caminhadas, como diariamente é observado”, explica Marcelo Hübel.

Atualmente as árvores contam com uma proteção de madeira, que são apropriadas devido as roçados na via e pela circulação de pedestres e ciclistas. As árvores plantadas ainda proporcionam a beleza ornamental pela floração amarela. “A maior parte da área de plantio, não envolve a rede elétrica, favorecendo um crescimento da copa sem necessidade de podas”, diz Hübel. Contudo, esta espécie é facilmente manejada na formação da copada em forma de taça, sem prejudicar seu crescimento.

Enquanto observavam as árvores, Magno e Marcelo conversaram com alguns moradores, onde surgiu a ideia de beneficiar aquela via com calçada e ciclovia. “Neste ano, já tivemos problemas que irão beneficiar as avenidas São Bento, Antonio Kaesemodel e dos Imigrantes. Vou determinar ao setor de projetos da Prefeitura que elabore também um para a Conrado Liebl, e iremos atrás de tais recursos para executar esta obra”, explicou Magno.


Prefeitura de São Bento do Sul – Fabiano Kutach - DRT/SC 02844 - JP