sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Unidade beneficiadora de óleo vegetal é inaugurada

20/08/2010

Unidade beneficiadora de óleo vegetal é inaugurada


O Projeto de Tratamento e Reciclagem de Óleo Vegetal de Uso Culinário é uma proposta formulada pelo Consórcio Ambiental Quiriri com parcerias formadas com a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, através departamento de Meio Ambiente no auxílio da execução do projeto, da secretaria de Obras no apoio da mão de obra e utilização do óleo, da secretaria de Educação no incentivo de coleta nas unidades escolares, pela secretaria de Administração pela adequação de limpeza no local de instalação e pela Cooperativa de Catadores de Material Reciclável de São Bento do Sul que manterá o projeto em atividade. Somam ainda outros parceiros que gradativamente formalizam as intenções de apoio com a Unimed.

O Projeto também segue as diretrizes da Lei nº 14.330, a qual dispõe do atendimento as necessidades de evitar a poluição de mananciais e solo; fortalece a educação ambiental e proporciona vínculo informativo com a população, sobre a importância de participação no programa. O intuito é minimizar a contaminação do óleo no meio ambiente, e assim  fortalecer a prática da reciclagem, e ainda colaborar com a rentabilidade econômica e estimular o cooperativismo.

A atividade de coleta e beneficiamento do óleo atende as necessidades de concordância ambiental com a FATMA, apresenta ART e Certidão atualizada. As unidades escolares foram propositalmente o primeiro público envolvido, onde foram distribuídos 97 galões. Com a inauguração da unidade beneficiadora a coleta é estendida para toda a comunidade.

Para participar basta colocar o óleo vegetal em garrafas pet, fechar e disponibilizar na coleta seletiva. Nos próximos meses, serão instalados postos de coleta em locais estratégicos de maior circulação ou fácil acesso. As pessoas que desejarem, também poderão encaminhar o material diretamente na Cooperativa localizado no bairro Brasília, fundos da Estação de Tratamento do SAMAE.




Fique atento para os dias da Coleta Seletiva

Segunda-feira – Centro
Terça-feira – Cruzeiro, Oxford, Boehmerwald, Alpino, Lençol (até a rua Castelo Branco)
Quarta-feira – Progresso, Centenário, Brasília, Bela Aliança, Mato Preto, Dona Francisca
Quinta-feira – Colonial, 25 de Julho, Rio Negro, Schramm, Rio Vermelho Povoado e Estação.

Prefeitura de São Bento do Sul – Luciane Nagorski