quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Alunos conhecem o Aterro Sanitário

02/09/2010

Alunos conhecem o Aterro Sanitário


O departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de São Bento do Sul, em parceria com a Samae, estiveram nesta quarta-feira (01), com cerca de 100 estudantes do Colégio Global, no Aterro Sanitário. A visita teve o intuito de complementar o aprendizado de sala de aula, visualizando na prática a disposição correta de resíduos.

No Aterro Sanitário, receberam informações das diferenças de lixão e aterro, com entendimento da necessidade de recepção e entrada de resíduos, controle do material e circulação de caminhões, impermeabilização que evita a contaminação de solo e água, deposição em camadas com solo, drenagem do chorume e águas superficiais, cobertura de proteção com solo e tela, acessibilidade controlada e impacto visual minimizado por vegetação de entorno.

Os alunos também conheceram as classificações aterro classe I e aterro classe II de resíduos e o caminho correto disposição final para pilhas, baterias, lâmpadas entre outros. Conferiram as antigas instalações do lixão e partiram para o local onde estão as células do aterro e presenciaram as atividades de manejo.

Foram reforçadas as informações de todas as etapas de construção de um aterro, voltadas na preocupação de preservação do meio ambiente. “A visualização do aterro é a melhor forma de sensibilizar os alunos da necessidade de reciclar, pois eram vistos muitos materiais que poderiam ter um destino mais nobre do que o aterro”, relata Marcelo Hübel, diretor de Meio Ambiente.

A segunda etapa da visita ocorreu na Cooperativa de Catadores de Material Reciclável, onde foi possível observar o depósito do material reciclável, a esteira de triagem, a prensa e expedição do material já compactado. No local foi possível reforçar a necessidade de participar da coleta seletiva.

Na última sessão de reciclagem na cooperativa, presenciaram o beneficiamento do óleo vegetal, que também é recebido pela coleta seletiva, em garrafas pet, que armazenam o óleo de fritura, sem risco de quebrar ou partir a embalagem. Com todo processo de decantação, separação de água e sal, o óleo é utilizado como complemento de combustível em motores diesel.

A finalização da visita ocorreu no Parque Florestal do SAMAE, com recepção de João Adilson que fez com os estudantes uma caminhada pela trilha além do plantio de árvores de canela e pinheiro. Na ocasião foram convidados para participarem do Domingo no Parque, que acontece no dia 19 de setembro, com atividades para crianças e adultos.