terça-feira, 10 de maio de 2011

Prefeito conhece projeto “Usina de Lixo Zero”

10/05/2011

Prefeito conhece projeto “Usina de Lixo Zero”


O Prefeito de São Bento do Sul Magno Bollmann, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico Uwe Stortz, diretor de Meio Ambiente Marcelo Hübel e do presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) Geraldo Weihermann receberam representantes da Ciuffi, Flesh & Advogados Associados. Na ocasião os representantes apresentaram o sistema de funcionamento de uma Usina de Lixo Zero.

Durante a apresentação, Homero Flesch explicou o funcionamento da Usina. Conforme o advogado todo o lixo recolhido na cidade chega de caminhão na usina. O próximo passo é a classificação deste material. Todo o lixo passa por uma esteira, onde separa o lixo liquido, orgânico e reciclável. O material que não serve para a reciclagem, lixo orgânico, segue para um biodigestor. Neste local o lixo é queimado e todo o gás gerado vai para a produção de combustível, e o que resta vira adubo orgânico, podendo ser vendido. Flesch destacou que uma usina deste formato já está sendo instalada no Brasil, e em breve deverá entrar em funcionamento.

A empresa criadora da usina possui estudos para facilitar a implantação do sistema nas cidades. Conforme o advogado a participação da prefeitura no processo de instalação da usina seria da doação de um terreno, de aproximadamente 20.000 m2, com acesso todo asfaltado. A instalação seria através de associações de catadores do município. “Essas associações têm vários benefícios perante financiamentos, seria muito mais fácil para essas associações conseguirem estes recursos”, disse Homero. O custo da usina para uma cidade do porte de São Bento do Sul está estimado em aproximadamente R$ 20 milhões.

Esta foi uma primeira visita, onde os representantes deixaram um questionário para ser respondido pela prefeitura. Caso haja interesse por parte do município em instalar a usina na cidade, técnicos de diversas áreas, principalmente ambientais, visitaram o município e irão apresentar mais detalhadamente o funcionamento da usina.

Magno Bollmann já conheceu projeto semelhante quando esteve em viagem na Alemanha. Para ser viável a instalação em São Bento do Sul deverá ser feito um estudo analisar a sustentabilidade. “Não adianta implantarmos um sistema que só traga prejuízos”, disse o prefeito. Magno mostrou interesse em conhecer, assim que concluída, a primeira usina Lixo Zero do Brasil.

Para o diretor de Meio Ambiente, Marcelo Hübel, ainda faltam mais informações técnicas de todo o processo. "Do ponto de vista ambiental, precisamos de mais informações técnicas das etapas do processo, como por exemplo da garantia de cumprimento da NBR em relação aos padrões de metais pesados, no substrato proveniente da compostagem", disse Hübel.





Prefeitura de São Bento do Sul – Alessandro Machado–MTB/SC 02992-JD
47 3631-6132 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br