quarta-feira, 25 de maio de 2011

Concurso de desenho instiga a criatividade de estudantes

25/05/2011

Concurso de desenho instiga a criatividade de estudantes


O presidente Jânio Quadros declarou em 1.961 o pau-brasil a árvore nacional e o ipê-amarelo a flor nacional, já o presidente Fernando Henrique Cardoso em 2.002 decretou o sabiá laranjeira como a ave símbolo do Brasil. Estas indicações de simbologia motivaram o departamento de Meio Ambiente em promover um concurso para definir uma espécie da fauna e uma espécie da flora, como símbolos de São Bento do Sul.

Segundo o diretor Marcelo Hübel, o município é rico na composição de fauna e flora e o concurso visa instigar os estudantes na escolha e criação dessa simbologia. “Aqui em São Bento temos as características da região com particularidades deste ecossistema, e a representação símbolo ainda pode ter outras conotações de importância: histórica, econômica, cultural ou social que são próprios de nosso município”, explica o diretor.

O concurso consiste na elaboração de desenho e com a justificativa desenvolvido pelas escolas da rede municipal, estadual e particular. Os desenhos devem ser representativos das florestas naturais de São Bento do Sul. Em relação ao desenho referente a fauna, o mesmo é de livre escolha e definição para representar qualquer indivíduo da fauna podendo ser os vertebrados como: mamíferos; aves; répteis; anfíbios e peixes, como também dos invertebrados, insetos (besouros, borboletas, entre outros) aracnídeos (aranhas; escorpiões, entre outros).

“Este concurso também faz premiação para o professor, valorizando seu esforço e dedicação com o aluno e o tema proposto, que também pode ser explorado como um instrumento de aprendizado em sala de aula” esclarece Marcelo. A premiação acontecerá no dia 6 de junho em evento cultural e ambiental. O regulamento está disponível no site da prefeitura www.saobentodosul.sc.gov.br



Premiação

Serão selecionados três melhores desenhos com justificativa, sendo o primeiro o indicativo de símbolo da cidade de São Bento do Sul.

1º Prêmio
Para o aluno (desenho fauna)– SONY W530 C/ 04 GIGA
Para o professor (desenho fauna) – Porta retrato digital 7 polegadas – Pandigital P17003AWLA
Para o aluno (desenho flora)– SONY W530 C/ 04 GIGA
Para o professor (desenho flora) – Porta retrato digital 7 polegadas – Pandigital P17003AWLA
2º Prêmio
Para o aluno (desenho fauna)– Porta retrato digital 7 polegadas – Pandigital P17003AWLA
Para o aluno (desenho flora)– Porta retrato digital 7 polegadas – Pandigital P17003AWLA
3º Prêmio
Para o aluno (desenho fauna)– MP4 Player 4gb + rádio + Mp3 + vídeos + gravador + fotos
Para o aluno (desenho flora)– MP4 Player 4gb + rádio + Mp3 + vídeos + gravador + fotos

Prazos

Inscrição e entrega do material: Até o dia 31 de maio
Avaliação dos jurados: 01 de junho
Divulgação do resultado c/ premiação: 06 de junho