terça-feira, 10 de maio de 2011

São Bento do Sul conta com araucárias com mais de 400 anos

10/05/2011

São Bento do Sul conta com araucárias com mais de 400 anos


Na última sexta-feira, dia 6, o prefeito Magno Bollmann, esteve em uma propriedade na estrada Erico Neumann, no bairro Mato Preto, que conta com duas espécies de araucária com idade superior a 400 anos. A visita foi acompanhada pelo diretor de Meio Ambiente, biólogo Marcelo Hübel, pela diretora de Turismo, Cristiane Nenevê da Silva, e pelo secretário de Agricultura, Edimar Geraldo Salomon.

Os dois pinheiros araucária estão localizados na propriedade de Francisco Muller. O primeiro pinheiro apresentava 1,26 metros de DAP (Diâmetro Altura do Peito). Já o segundo conta com 1,15 metro de DAP. Segundo o proprietário, cada árvore produziu cerca de 470 pinhas em um ano. Pelo porte apresentado por cada árvore, estima-se idade superior a 400 anos.

Conforme explica o diretor de Meio Ambiente, muitas árvores são cortadas com fins econômicos madeireiros, para construção de moradias ou fabricação de móveis, mas a produção de pinhão, em um ano ou no máximo dois anos equivalem o valor da árvore quando analisada para corte. “Considerando árvores de menor tamanho com pelo menos 2m³ (dois metros cúbicos de madeira). Neste novo momento a araucária é analisada e vista com mais um potencial econômico, mas voltado para o turismo ecológico, e referência para o cicluturismo”, observou Marcelo.

As árvores foram medidas, fotografadas e registradas com as coordenadas geográficas com auxílio do GPS (Global Positioning System) e fazem parte dos arquivos do Departamento de Meio Ambiente. “São árvores centenárias que apresentam alto valor ambiental, em relação a informação genética. Atualmente a ameaça da extinção da araucária está justamente relacionada a erosão genética”, comentou o prefeito Magno Bollmann.

A Araucaria angustifolia, nome popular Pinheiro-do-Paraná, está relacionada na lista oficial de flora ameaçada de extinção através da portaria nº 37-N de 3 de abril de 1992, enquadrada na categoria vulnerável (IBAMA).





Prefeitura de São Bento do Sul – Fabiano Kutach - MTb/SC 02844 - JP
47 3631-6158 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br